Projeto Florestar & Cia. faz campanha conscientizadora e preventiva

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O projeto Florestar & Cia. iniciou em novembro passado a campanha conscientizadora Não jogue lixo em logradouros públicos, com uma dinâmica complexa e de muito trabalho, que é conscientizar os freteiros de Nova Friburgo a não jogar lixo em logradouros públicos e terrenos baldios do município. Em sua primeira visita a um ponto de frete no Bairro Ypu para proferir uma palestra sobre os riscos de se jogar entulhos em logradouros públicos, o coordenador do projeto, Luiz Latour, foi bem recebido pelos freteiros. Com assuntos pertinentes às questões do entulho de obras, Latour abordou o tema de forma descontraída e objetiva. Um dos freteiros disse não fazer uso da pratica de recolher o entulho de obras por não saber onde poderia descartá-lo e se sente prejudicado. Em seu ponto de vista a prefeitura poderia ter áreas legalizadas que pudessem receber esse tipo de material.

Em seguida o coordenador do projeto e outros integrantes da campanha saíram para uma rua sem calçamento, de pouco movimento, situada no Parque São Clemente, que serve para descarte inadequado de entulho de obras, para colocarem uma placa de advertência, com intuito de coibir essa prática lesiva ao meio ambiente. A placa tem o número da Secretaria de Meio Ambiente para denúncias e qualquer morador ao ver um veículo carregado de entulho poderá denunciar, fornecendo o número da placa. Essa prática é passível de multa e apreensão do veículo e caso seja freteiro poderá ter seus direitos de trabalho cassados.

O coordenador do projeto Florestar & Cia. explica que em todo o município há pontos de descarte inadequado de resíduos de construção civil. Ele sabe que é muito difícil coibir essa prática, mas os praticantes devem ficar atentos porque a prefeitura está se organizando. Em algumas áreas é feita uma limpeza logo após ser detectada a prática, mas isto é oneroso para os cofres públicos.

A campanha se estenderá pelo período necessário e, ao final, a equipe do projeto poderá ter um diagnóstico do tamanho do impacto ambiental dessa prática abusiva no município. Tem o apoio técnico do Ibama, através do escritório regional de Nova Friburgo, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e dos meios de comunicação, por se saber da importância da difusão das informações ambientais relativas ao tema, e em especial A VOZ DA SERRA, por oferecer aos leitores informações sobre a preservação do meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade