O coordenador do projeto Florestar & Cia., Luiz Latour, esteve no decorrer da última semana visitando a Prefeitura de Nova Friburgo, onde expôs ao chefe do Executivo em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, duas atividades importantes para o meio ambiente.
A primeira foi o programa eco-estudante, que vai para o terceiro ano consecutivo junto às escolas públicas, levando a temática inclusiva ambiental a todas as matérias curriculares e conscientizando os alunos ambientalmente, com a preocupação da preservação e convívio sustentável com o meio ambiente. A segunda atividade apresentada foi o Florestar Move, patrulha comunitária e de comunicação social ambiental, que consiste num veículo com som, cuja função principal é percorrer várias áreas do município, fazendo a conscientização através dos equipamentos de som, observando as leis reguladoras para esta finalidade. O veículo também dará aporte às atividades do projeto Florestar & Cia., bem como disponibilizará este serviço social a órgãos públicos e ONGS que atuam com atividades com a temática ambiental. “No caso das ONGS, é uma boa oportunidade de união de esforços em prol da valorização das ações empreendidas por todas que atuam no terceiro setor em nosso município”, destaca Luiz Latour.
O coordenador do Florestar & Cia. visitou também o secretário de Meio Ambiente, Eduardo De Vries, ao qual apresentou o programa eco-estudante e o Florestar Move. “Neste período de chuvas já está atuando junto as nossas comunidades em áreas de risco, sonorizando dicas de cuidados a serem seguidos e praticados para uma segurança maior de todos os envolvidos em situações eminentes de risco”, revela Luiz.
Algumas das dicas sonorizadas são manter as redes de águas pluviais desobstruídas, principalmente em épocas de chuvas, não jogar lixo ou entulhos nos rios e encostas, não cavar barrancos em períodos de chuvas e, ao fazê-lo, pedir a devida regularização aos órgãos competentes, entre várias outras iniciativas.
Sempre que é detectado algum advento de risco em alguma localidade, os integrantes do veículo saem em busca de conscientizar moradores próximos quanto ao perigo, como, por exemplo, um muro que esteja por cair ou um curso de água que se forme com as chuvas em alguma encosta, onde poderá ocorrer deslizamento.
Deixe o seu comentário