O Projeto Florestar & Cia., através do Programa Eco-Estudante, fez importantes palestras e plantios de árvores nativas de altitude da Mata Atlântica em escolas públicas do município, em duas regiões bem distintas e de importante interesse para a preservação ambiental de Nova Friburgo, na semana que transcorreu as comemorações do Dia da Árvore. Para as atividades o projeto teve a colaboração de órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal.
A primeira ação ocorreu no dia 24, na Escola Municipal Alberto Meyer, na Granja Spinelli, constando de palestra interativa com os alunos, abordando a importância de se preservar as áreas verdes daquela região, pela importância dos recursos hídricos e por estar incluída na área da bacia do rio Grande, que abastece boa parte do município. O plantio foi feito ao lado da escola onde existem dois lagos importantes para o ecossistema daquela região. Essa atividade teve a participação do Ibama de Nova Friburgo, com o palestrante e analista ambiental responsável pela educação ambiental junto às escolas públicas, Elias Lengruber, juntamente com o coordenador do Programa Eco-estudante, Luiz Latour.
A segunda ação ocorreu no dia 25, na Escola Municipal Bonaventure Bardy, situada no km 10 da estrada Mury-Lumiar, junto à Área de Preservação Ambiental (APA) de Macaé de Cima. Esta atividade foi proposta pela diretora Ana Martins, do núcleo 4 da Secretaria Municipal de Educação, que compreende mais quatro escolas, todas na APA de Macaé de Cima. A ação teve um diferencial importante, porque serviu como apoio para atividade socioinclusiva e ambiental da Apae Nova Friburgo. Os alunos puderam interagir com os da rede municipal de ensino e plantaram uma muda de árvore nativa de altitude da Mata Atlântica, em comemoração ao Dia C (Dia do Clima), instituído para melhor qualidade do ar pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As mudas foram doadas pelas empresas Stam e Pedrinco.
Participaram da ação o administrador da APA de Macaé de Cima, Carlos Martins, o biólogo Adriano Luz e Romenique Shimitd, guardião do parque estadual dos Três Picos, profissionais lotados na agência do Inea em Nova Friburgo. As duas ações foram acompanhadas por estagiários do curso técnico de meio ambiente do Colégio Triunfo/IPC e tiveram apoio de A VOZ DA SERRA.
Deixe o seu comentário