Projeto Florestar & Cia. conscientiza a população do bairro Vila Nova

quarta-feira, 12 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Projeto Florestar & Cia. visitou o bairro Vila Nova na última segunda-feira, 3, em homenagem ao Dia da Terra, 22 de abril. Com o slogan Uso sustentável do solo, a iniciativa contou com a participação de seus integrantes, além de alunas da rede estadual de ensino, que colaboraram na conscientização da população. Alguns temas importantes foram repassados para a população, como os riscos do uso inadequado do solo em área urbana.

O projeto observou ainda que moradias vêm sendo construídas nessa localidade, e a proliferação acaba se tornando um perigo iminente e diário para seus moradores. Segundo o coordenador do Florestar & Cia, Luiz Latour, algumas residências já foram interditadas e desocupadas, mas até hoje não foram demolidas, apresentando um risco para o restante da localidade.

Os integrantes do Florestar & Cia. visitaram o local, na intenção de alertar os moradores sobre os riscos e ressaltar a importância das pessoas não voltarem a habitar as moradias que já foram interditadas, além da importância de não se construir novas residências no bairro. Os colaboradores do projeto constataram que a geologia da localidade já está bastante saturada com a ocupação existente, e que basta um período de chuvas fortes para que toda a área entre em sinal de alerta.

Luiz Latour esclarece que é comum que moradores de áreas de risco, voltem às suas moradias “Eles acham que o perigo já passou ou diminuiu com a falta das chuvas, que não ocorrem com grande intensidade desde 2007 no município, mas com a volta das chuvas o risco vem junto”, disse.

Luiz explicou também aos moradores que em muitas vezes o perigo pode morar ao lado, isto porque eles mesmos protegem outras pessoas que desejam construir no local, acarretando assim um risco para os próprios moradores. “Uma das moradias desocupadas e não demolida está bem acima do barranco, e pode oferecer um grande perigo, vindo abaixo e podendo ainda afetar outras moradias”, afirma o coordenador do projeto.

Durante a ação, folhetos foram distribuídos para que os moradores tenham mais cautela. Cuidados com a rede de esgoto e de águas pluviais foram abordados no material ofertado, além da precaução de se fazer cortes nos barrancos em volta das moradias. A vegetação é extremamente importante, para que o risco de deslizamento diminua ao máximo possível. O Florestar & Cia. alertou que o lixo também merece uma atenção especial, já que se jogado em lugares impróprios pode contribuir para as fatalidades.

Outras áreas serão visitadas pelos integrantes do Projeto Florestar & Cia., afim de conscientizar a população sobre a importância de se cuidar do meio ambiente. Alguns órgãos como a Defesa Civil, podem receber informações dos próprios moradores, sobre locais que estão em risco. O telefone para denúncias é o 199. Luiz Latour agradece as empresas que o ajudam no projeto, e alerta “Não se esqueça, qualquer irregularidade ligue e peça averiguação. A sua vida de sua família é seu maior patrimônio” finaliza o coordenador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade