Projeto Florestar & Cia. chama atenção para a sustentabilidade empresarial

segunda-feira, 02 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Na primeira semana de junho, a população e a comunidade empresarial de Nova Friburgo teve a oportunidade de participar de um fórum de discussões ambientais capitaneada pelo Sistema Firjan, quando foram debatidos vários temas relacionadas ao meio ambiente, com direito até a elaboração de um documento para ser apresentado na Rio+20. Na ocasião foi debatida a sustentabilidade empresarial como responsabilidade social, assunto que ainda não é priorizado por muitas empresas.

A equipe do Projeto Florestar & Cia, sempre que visita empresas do município e região para propor uma atividade social e ambiental, faz também a conscientização empresarial, clamando para que a diretoria priorize a sustentabilidade de sua produção aliando algum quesito ambiental na sua linha de produção.

Outra questão sempre abordada se refere à destinação final dos resíduos. A equipe do Florestar & Cia. explica para a empresa que ela deve estar sempre se adequando às legislações ambientais, antecipando assim uma eventual fiscalização, o que poderá lhe causar um possível entrave jurídico ou ônus financeiro.

O coordenador do Projeto Florestar & Cia, Luiz Latour, explica que qualquer empresa estabelecida cria um impacto negativo ao meio ambiente. Em alguns casos é feito um termo de ajustamento fiscal em que a empresa devolve em fundos de investimento público um valor pelo impacto gerado. Mas, para uma infinidade de empresas não há esse ajustamento, e sim uma série de documentos exigidos para sua liberação, como o alvará ambiental.

Porém muitas dessas empresas podem e devem ter a preocupação, mesmo que não obrigadas por lei, de se adequarem às legislações ambientais. Estariam, com isso, tornado-se realmente sustentáveis e poderiam se beneficiar do que chamamos de economia verde, anexando aos seus produtos valores ambientais, que seu público consumidor olharia com mais apreço, com possibilidade de fidelidade comercial.

Toda empresa está apta a participar de qualquer atividade social, cultural, esportiva, de saúde e ambiental. Para isso basta ter uma proposta séria, um cronograma a ser seguido e depois, o mais importante, um relatório embasando toda a atividade e o respectivo registro documental e fiscal, a fim de que tenha o seu investimento financeiro justificado.

Luiz Latour agradece a empresa Lucitex por participar das atividades de conscientização ambiental empresarial e aos meios de comunicação, principalmente A VOZ DA SERRA, pela divulgação de ações e atividades em prol da preservação do meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade