Projeto Elas encerra atividades do ano com ações em defesa do meio ambiente

terça-feira, 17 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Elas encerra atividades do ano com ações em defesa do meio ambiente
Projeto Elas encerra atividades do ano com ações em defesa do meio ambiente

O projeto ambiental Elas Preservando, criado em 2008, tem por objetivo reaproveitar lixo têxtil para cultivar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Visa ainda ajudar na expansão de área verde de Nova Friburgo e promover a conscientização ambiental de maneira prática entre estudantes do município. Sete escolas com cerca de 3.000 estudantes já foram atendidas. Para 2014, outras unidades de ensino também deverão aderir ao projeto.

Na manhã de sábado, 14, foi realizada uma ação de plantio de mudas no Parque Municipal Juarez Frotté, em Cascatinha. Nesta ocasião foram plantadas 20 mudas contando com a participação de crianças, educadores, o vereador Gustavo Barroso, e Eduardo Vogt, do Rotary Club Olaria. 

Além das mudas plantadas, houve ainda a soltura de cinco pássaros apreendidos no dia anterior pela guarda florestal, que estavam em cativeiro no bairro Cordoeira. As gaiolas foram inutilizadas pelo subsecretário municipal de Ordem Urbana, comandante da Guarda Municipal, Ronald Claudio Pereira. A Guarda Florestal está atuando no Parque J. Frotté e as pessoas podem fazer denúncias de crimes ambientais pelo telefone 153.

No domingo, 15, foi plantada uma muda de ipê-amarelo na Afape, em comemoração ao convênio assinado entre o projeto ambiental e o Rotary Olaria. Na ocasião foram distribuídas sementes de ipê-amarelo ao público presente na Via Expressa que participavam das inúmeras atividades oferecidas pelo Sesc Friburgo.

Atualmente, o Elas Ecomodas está empenhado na aquisição de um terreno na cidade para montar um berçário de árvores de espécies nativas para a produção de mudas em maior escala, com o objetivo de auxiliar no reflorestamento de áreas atingidas pelo desastre climático ocorrido na cidade em janeiro de 2011. Inclusive, segundo o responsável pelo projeto, Alex Sandro Santos, "é possível a realização de permuta para tal, ou seja, caso alguma empresa queira se juntar ao projeto para fazer a compensação do seu carbono ou simplesmente ter a sua marca associada à questão da responsabilidade socioambiental é possível a formação de uma parceria a favor do meio ambiente entre o Elas e interessados”.

O projeto tem como parceiros o Rotary Olaria, A VOZ DA SERRA, Criweb, Horto Terra Viva, Sítio Terra Romã, HN Comunicação e Instituto Brasileiro de Florestas. Para mais informações, acessar www.elasecomodas.com ou ligar para (22) 2526-5572.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade