Projeto destaca importância dos recursos hídricos

quarta-feira, 24 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Projeto destaca importância dos recursos hídricos
Projeto destaca importância dos recursos hídricos

Por Bruno Pedretti

Na segunda-feira, 22, das 8h às 17h, o projeto Florestar & Cia. mostrou à população de Nova Friburgo como preservar nosso meio ambiente. A Praça Dermeval Barbosa Moreira serviu como ponto de conscientização e com o slogan Água é Vida o projeto distribuiu copinhos de água, sementes de árvores, material alusivo à proteção ambiental e aos recursos hídricos, além de fornecer muitas dicas sobre como cuidar melhor do meio ambiente.

A mobilização de Luiz Latour e de seus colaboradores foi de grande serventia. Alunos do ensino fundamental do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) visitaram o projeto e foram agraciados com palestra sobre as maneiras de economizar água em casa. As crianças ficaram realmente entretidas e interessadas e o resultado foi extremamente positivo. Luiz enfatizou a importância de crianças e adolescentes acreditarem que estão fazendo a diferença quando preservam o meio ambiente, pois só assim será conquistado um dos principais objetivos do projeto, que incentivar a preservação da natureza.

Professores que passavam pela Dermeval também se interessaram pelo tema e alguns solicitaram o material que estava sendo distribuído para que repassassem a seus alunos. O contato direto com a população motivou o maior interesse das pessoas, que aproveitavam para fazer as mais diversas perguntas acerca do tema, que eram prontamente esclarecidas pela equipe do projeto.

O Florestar & Cia. deu destaque às vassouras hidráulicas, que podem ser vistas no centro da cidade, com água jorrando em abundância. “Todas as manhãs, tardes e noites nos deparamos com essa imagem em algum lugar e devemos ter extrema preocupação com o descaso das pessoas ao desperdiçar esse líquido precioso”, frisou Luiz Latour.

O sorteio de um celular pré-pago foi promovido pelo projeto Florestar & Cia e A VOZ DA SERRA, bastando, para concorrer, assinar o nome num caderno que controlava a movimentação do evento. O sorteio acontecerá durante esta semana e o ganhador será avisado através de telefone ou e-mail disponibilizados junto a sua assinatura.

O coordenador do Florestar & Cia., Luiz Latour, comentou que o projeto já dura há cerca de 12 anos e falou das dificuldades de levar informação a alguns lugares, como morros e localidades mais afastadas, que são de difícil acesso para os voluntários. “Os moradores ficam desconfiados, mas, quando é explicada a iniciativa e mostrado o material sobre o meio ambiente, reagem de uma forma positiva e algumas vezes tentam até ajudar. O projeto está crescendo muito e tudo isso devido às empresas que apoiam a iniciativa, inclusive com recursos financeiros doados por elas. As pessoas que conhecem o projeto elogiam a iniciativa ecológica”, ressaltou Luiz, agradecendo ao diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura, pelo grande apoio ao trabalho e destacando a importância da mídia para iniciativas em prol do meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade