A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT) deu início ao projeto "Defesa Civil nas Escolas”. Até o fim do ano três unidades escolares da rede municipal receberão palestras e instruções para responder a possíveis emergências e desastres naturais.
A primeira etapa do projeto, que já foi iniciado, será feito nas escolas municipais Alberto Augusto Thomas, no bairro Cantelmo, Maria Bellieni D’Olival, no Centro, e Darcy José Ribeiro, em São José.
Essas escolas já estão recebendo palestras e instruções para a evacuação da escola, em casos de incêndio, deslizamento, enxurrada e qualquer outra emergência. Ao final da instrução será feito um simulado real em cada unidade, para que alunos, professores e demais funcionários estejam preparados para reagir a possíveis situações de risco.
Além da evacuação, o projeto prevê instrução de primeiros socorros e de utilização dos extintores de incêndio. De acordo com o Secretário Municipal Interino de Defesa Civil e Trânsito, Ademir Ortega, é importante que os professores tenham conhecimento do que deve ser feito até a chegada da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e situações emergenciais.
As instruções para evacuação serão finalizadas no próximo mês, e no dia 28 de novembro, Dia Estadual de Redução de Desastres, acontecerá o simulado da Escola Municipal Darcy José Ribeiro, unidade que está localizada em uma área de risco.
O projeto também será executado nas demais escolas municipais e também nas estaduais e particulares que funcionam no município. O objetivo e capacitar o maior número de pessoas, para que elas ajam de maneira correta e sem desespero em situações de emergência.
Deixe o seu comentário