Na manhã de sábado, 6, o Rotary Club Nova Friburgo entregou 30 óculos para alunos de 15 escolas, atendendo do maternal ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. A iniciativa faz parte do projeto “ De olho no futuro”, criado em 2003 com objetivo de atender, primeiramente, crianças da zona rural.
Desde que foi criado, já passaram pela triagem nas escolas 11.422 alunos, sendo 1.573 encaminhados para consultas oftalmológicas, totalizando 544 alunos beneficiados. Desde que surgiu, todo o processo é feito em parceria com a Secretaria municipal de Educação (SME).
Maria de Fátima Carestiato, coordenadora do projeto pela SME, ressaltou que quanto mais cedo detectar e trata os problemas visuais de alunos da rede municipal, através da doação de óculos, mais rápido percebe-se o resultado desse projeto. “O rendimento escolar melhora muito depois que o aluno adquire os óculos”, comentou.
O presidente do Rotary Club Nova Friburgo, João Luigi Pasquale, falou sobre o projeto e agradeceu o apoio dos médicos oftalmologistas doutores Alexandre Ribeiro e Tatiana Guimarães Picanço, que realizaram as consultas nos alunos.
Ricardo Lengruber, secretário de Educação, também participou do evento e agradeceu ao Rotary pelo desempenho desse projeto há nove anos. “Quando a sociedade civil se organiza e age em parceria, conseguimos avançar para mais longe. A secretaria de Educação, sozinha, não conseguiria ofertar aos alunos esse benefício”, declarou.
Deixe o seu comentário