Neste sábado, 6, às 10 horas, 30 alunos de 15 escolas vão receber óculos no Rotary Club Nova Friburgo. O projeto é coordenado pelo Rotary e pela professora Maria de Fátima Carestiato da Silva, da Secretaria municipal de Educação (SME).
O projeto “De Olho no Futuro” é uma parceria da Secretaria com o clube de serviços, e tem o objetivo de intervir nas condições de saúde ocular, propiciando melhora no rendimento e reduzindo as taxas de evasão escolar decorrentes de problemas visuais. Detectar e tratar distúrbios visuais em alunos da rede municipal de ensino, e doar óculos aos que necessitam, é uma meta que vem sendo cumprida desde 2003, quando o projeto começou atendendo primeiramente aos alunos da zona rural.
Um grande número de alunos apresenta problemas visuais e, quanto mais cedo o problema for identificado, mais eficiente será o tratamento. O diagnóstico precoce pode evitar inúmeras complicações, podendo ser determinante para a cura de doenças da visão. É na sala de aula que o professor começa a notar isso, e ele é capacitado a fazer a triagem dos alunos através da utilização da tabela de Snellen. Os casos considerados suspeitos são encaminhados para o Rotary Club, que providencia o exame com um oftalmologista. O aluno que necessitar de correção visual receberá óculos do Rotary Club. Já passaram pela triagem nas escolas 11.422 alunos, sendo 1.573 encaminhados para consultas oftalmológicas. Destes, 512 alunos já receberam seus óculos.
Deixe o seu comentário