Projeto da UFF em Friburgo leva conscientização à comunidade

Universidade Federal Fluminense atua desde 2014 com o Programa Sustenta-Vida, que abrange saúde humana, bem-estar animal e meio ambiente
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
por Amanda Belém
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nos últimos dez anos, a UFF avançou consideravelmente na interiorização no estado do Rio de Janeiro, em cursos de graduação e pós-graduação em 14 municípios do interior, incluindo Nova Friburgo. Desde 2014 o campus UFF do município serrano realiza diversos projetos, entre eles o Programa Sustenta-Vida, criado pela coordenadora Fernanda Volpi, voltado para a saúde humana, o bem-estar animal e o meio ambiente.  

Adriano Freitas, um dos idealizadores do programa, afirma que apesar de seguir o roteiro de três segmentos — saúde, meio ambiente e bem-estar animal —, o grupo não fica  limitado a isto. “Acabamos ampliando, e levamos muito mais às comunidades”, explica ele. 

Bem-estar animal

O Programa Sustenta-Vida conta com o apoio da CPA (Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal de Nova Friburgo), que não possui fins lucrativos. As feiras de adoções de animais que acontecem de 15 em 15 dias são as principais atrações do programa. Animais são resgatados e devidamente vacinados pela CPA, e após os procedimentos de cuidados, são colocados para doação nas feiras. Adriano realça a importância da parceria durante todos esses anos, principalmente quando o assunto é qualidade de vida para animais abandonados. “Para nós é super importante a parceria que conseguimos firmar. Não aceitamos verba e todos os materiais são fornecidos pela Virbac, empresa francesa, desde o início do programa”, explica Adriano.

Em outubro do último ano, em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, a CPA e o Programa Sustenta-Vida promoveram o encontro “Bate-Papo Animal” na OAB, ministrado pelo PhD em Ciências Veterinárias Renato Varges. O intuito do evento foi esclarecer dúvidas a respeito do bem-estar animal e assuntos que envolvam alimentação e saúde.

Meio ambiente

Apesar de as ações socioambientais da UFF estarem mais presentes em Minas Gerais, Adriano garante que neste ano as atividades serão promissoras em Nova Friburgo. “Minas Gerais é a principal cidade que recebe esse tipo de fomento nas escolas com o programa, mas a UFF e os parceiros envolvidos estarão  nas escolas daqui da cidade e com certeza terão um resultado gratificante”, salienta. Atividades como reciclagem, plantio de mudas, passeios ecológicos, construção de hortas comunitárias, entre outros empreendimentos, tornam a escola um lugar mais humano.

Educação

A capacitação de docentes e orientação para os pais de alunos é a outra vertente do programa. O curso de extensão “Neurociências e Educação: Uma relação em Construção” tem como objetivo, através de três encontros, orientar os principais envolvidos na educação dos alunos — pais e professores — a respeito dos temas conflitantes na educação do estudante — dificuldades de aprendizado, mau comportamento, mecanismos físicos de aprendizagem, relação de neurociência e educação, drogas e aprendizado. Duas turmas foram fechadas em 2015, e as aulas foram realizadas no Colégio IPC, na Rua Augusto Severo 154, Centro.

Neste ano, Adriano ressalta para abertura de mais turmas de neurociência. “No ano passado foi um sucesso. Tivemos uma fila de espera com 300 pessoas. E para aqueles que aguardam nesta fila para a retomada do curso, os interessados deverão ficar de olho no site do programa. A ideia é que o curso aconteça entre abril e maio, mas informaremos assim que possível”, explica Adriano. Vale a pena ressaltar que o curso é gratuito e que haverá entrega de certificados.

Projeto novo para sair do forno

Na era tecnológica a reciclagem é uma tarefa que requer empenho, com isso, o Programa Sustenta-Vida estuda mais um projeto pioneiro para os friburguenses: a coleta de lixo eletrônicos. A intenção é coletar qualquer tipo de eletrônico e surpreender o público com bônus que equivalem a cupons para compras em supermercados e em outros estabelecimentos. O projeto ainda está em fase de elaboração. 

Mais informações a respeito de cursos e sobre o Programa Sustenta-Vida estão disponíveis no site www.meioambiente-uff.br e www.cpa-nf.com. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UFF | ação social
Publicidade