Projeto da OAB local levará cidadania para alunos da rede municipal de ensino

sexta-feira, 17 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Em breve as palestras sobre cidadania promovidas pela Comissão OAB vai à escola chegarão com mais frequência aos alunos das escolas da rede municipal de Nova Friburgo. As palestras são ministradas por advogados, que abordam temas como drogas, aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, garantias para o menor aprendiz, primeiro emprego e direito ambiental. A novidade é mais uma iniciativa da comissão OAB vai à escola, do núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil.

As visitas aos educandários que possuem o segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano – antigas 5ª a 8ª séries) e às turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) serão mensais e foram acertadas recentemente num encontro entre os presidentes da Comissão OAB vai à escola da 9ª Subseção da OAB, os advogados Olegário Maciel Colly Filho e Carlos André Pedrazzi, respectivamente, com a secretária municipal de Educação, Ledir Porto, e sua coordenadora de projetos especiais, Alessandra Salgado.

Colly e Pedrazzi destacaram que também é uma função social da OAB estimular nos jovens o exercício permanente da cidadania e tentar transformá-los em multiplicadores destes conceitos. Também se discutiu a edição de uma publicação (provavelmente um pequeno boletim) com a relação dos cursos técnicos e profissionalizantes (públicos e particulares) atualmente disponíveis no município. A publicação será destinada aos adolescentes e jovens concluintes dos ensinos fundamental e médio, prestes a entrarem no mercado de trabalho. Foi proposta também a realização da 1ª Bienal do Livro de Nova Friburgo, iniciativa que, inclusive, vai ao encontro de um projeto de feira do livro já existente na Secretaria de Educação.

A secretária Ledir Porto aproveitou para expor as condições preocupantes em que recebeu a pasta, com professores e servidores temporários em término de contrato, situação precária na estrutura física de pelo menos sete escolas da rede, algumas até interditadas pela Defesa Civil, e creches que funcionam em imóveis alugados pela administração anterior sem terem sido adaptados para abrigar crianças. Ledir demonstrou entusiasmo com a parceria e o objetivo do projeto, que visa à estimular a cidadania entre os adolescentes. Anunciou ainda que a secretaria pretende centralizar em breve todas as informações sobre a educação no município numa página da internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade