Lançado pelo Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, o projeto Caminhos Geológicos chegou a escolas de Mury, Lumiar, Boa Esperança e São Pedro da Serra. A iniciativa começou oficialmente no último dia 5, data em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião foram entregues simbolicamente os painéis geológicos às escolas que aderiram ao projeto, que fornecerá dados sobre a estrutura e a formação da região. O evento contou com a presença do coordenador do programa Pró-Leitura, Álvaro Ottoni.
Segundo o presidente do departamento, Flávio Erthal, o projeto tem como objetivo levar a geologia aos cidadãos comuns, através de uma linguagem simplificada, auxiliando o desenvolvimento turístico de regiões e levando a cultura geológica para diversas áreas. Isso será possível através de painéis explicativos sobre a evolução dos monumentos geológicos fluminenses, identificados como pontos de interesse geológico.
Lançado inicialmente na Região dos Lagos, o projeto está sendo desenvolvido atualmente em 30 municípios do estado e conta com 83 painéis distribuídos em vários pontos. O mais recente foi instalado em Lumiar e tem como tema Quem riscou a Pedra Riscada?. Os demais, entregues a escolas de Mury, São Pedro da Serra e Boa Esperança, aguardam patrocínio para serem instalados.
Com atividades previstas até setembro, o projeto contará com uma série de palestras ministradas pela coordenadora Kátia Mansur. A iniciativa tem apoio da vice-presidente de Cultura e Turismo da Acianf e assessora do programa Pró-Leitura, Dalva Brust. “Com o material do departamento as escolas poderão iniciar as discussões e pesquisas, nas quais os temas geologia e meio ambiente possam ser opções curriculares alinhadas ao projeto Caminhos Geológicos, desdobrando-se em palestras e caminhadas por trilhas para o aprendizado e reconhecimento do patrimônio geológico das vilas”, disse Dalva.
Deixe o seu comentário