O Sesc Rio está oferecendo à comunidade friburguense o projeto Caminhos da Liberdade, em que Fernanda Montenegro visita a obra de Simone de Beauvoir, de hoje, 14, a domingo, 19, no teatro do Sesc Nova Friburgo (Avenida Presidente Costa e Silva, 231, Duas Pedras).
E o que significa essa visita? A escritora Rosiska Darcy de Oliveira, acredita que, “para a geração que viveu o período do pós-guerra, significa se aproximar de uma personalidade absolutamente influente no século XX, que atuou intensamente no campo da filosofia, da sociologia, da poesia, do teatro, do cinema, do comportamento. Significa oferecer ao público jovem a paixão, a energia, a audácia, o humor e as contradições humanas, a partir do pensamento e da vida dessa grande pensadora: Simone de Beauvoir.”
Em cena, a atriz Fernanda Montenegro fará um monólogo, dirigida por Felipe Hirsch, e contará com a participação do público, gerando discussão e debate. O projeto engloba ainda uma mostra de filmes e um encontro com professores, pensadores, filósofos, personalidades e a atriz. O público será convidado a visitar a vida e obra de Simone de Beauvoir através de Fernanda Montenegro que, com sua grande capacidade de comunicação, conduzirá o público nessa viagem bem-humorada pela vida, íntima e pública da escritora.
Uma entrada para ver Simone
Rosiska diz aida que “os caminhos da liberdade são tortuosos e improváveis. Simone de Beauvoir não deixou nenhum mapa, senão o legado de uma vida e obra que se mesclam, servindo a cada gesto e momento à construção de sua liberdade. Aceitando os riscos da solidão, paradoxalmente, construiu com Jean Paul Sartre um amor de vida inteira, insólito e imbatível”.
“Convicta da individualidade radical de seu destino”, continua Rosiska, Simone ”viveu a aventura coletiva com a intensidade de protagonista. Em seis volumes de Memórias, atravessando os transes e traumas de seu tempo, deixou uma história do século 20, escrita em primeira pessoa. Esse século que ela partiu ao meio quebrando o paradigma milenar que balizava a vida de homens e mulheres com interditos e hierarquias. De O Segundo Sexo se disse que, a ela, as mulheres deviam tudo.
Atenta ao ardor de viver, como um Castor obstinado – o que lhe valeu esse apelido – pôs a nu os preconceitos que confiscavam dos mais pobres, dos rebeldes, das mulheres, dos velhos e dos agonizantes a liberdade de se escolher.
Hoje, quando a ruína das certezas ideológicas ou religiosas condena cada um de nós a escolher nosso destino sem molduras que nos enquadrem, Simone, seu apaixonado elogio da liberdade, sua afirmação de lei própria, volta ao proscênio, viva, fugitiva do esquecimento e acena às novas gerações”, conclui Rosiska.
Os filmes serão apresentados hoje, 14, e amanhã, 15, e o espetáculo será apresentado entre amanhã, 16, e domingo, 19. Para os filmes é necessário retirar uma senha que já está sendo distribuída. O valor do espetáculo é de R$ 12 e R$ 6 (comerciário, estudante e idoso) e já estão sendo vendidos no Sesc Nova Friburgo, entre 8h e 16h40. MENORES DE 18 ANOS SOMENTE ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.
Confira a relação dos filmes que serão apresentados:
Mostra de filmes – SESC
Hoje, 14 - 17h – Eles Não Usam Black-Tie –120 min; 19h - encontro com Fernanda sobre Eles Não Usam Black-Tie; 19h30 - encontro com Fernanda sobre Casa de Areia; 20h – Casa de Areia – 103 min;
Amanhã, quarta-feira - 17h – O Outro Lado da Rua – 97 min; 19h - encontro com Fernanda sobre O Outro Lado da Rua; 19h30 – encontro com Fernanda sobre Central do Brasil; 20h – Central do Brasil -113 min;
Quinta-feira a domingo - 20h a 21h – espetáculo; 21h10 a 22h10 – debate com participação de Rosiska Darcy de Oliveira.
Mais informações pelos telefones 2543-5000 e 2533-3705.
Deixe o seu comentário