Projeto “A árvore que dá livros” já está recebendo doações

Evento, na 6ª edição, acontece no próximo dia 16, na Praça Marcílio Dias
sexta-feira, 01 de dezembro de 2017
por Karine Knust

O Natal deste ano em Nova Friburgo será de muita leitura para muitos apaixonados pela literatura. Isso porque, a cidade vai sediar mais uma edição do projeto “A árvore que dá livros”. No próximo dia 16, a ação voltará ao local onde aconteceu a primeira edição, a Praça Marcílio Dias e será realizada das 9h, quando começará a montagem da árvore, até às 15h, momento em que cada visitante pode escolher o livro que vai levar para casa.

O projeto, idealizado por um grupo de amigas, surgiu de uma inspiração encontrada nas redes sociais. “Vimos uma imagem de uma árvore de livros no Facebook e achamos muito interessante. A partir disso, resolvemos montar uma, só que de uma forma diferente. A ideia era possibilitar que muitas pessoas pudessem participar da montagem e que tivesse a ver com o espírito do Natal, uma vez que estávamos em dezembro. Foi aí que surgiu o projeto “A árvore que dá livros”, uma iniciativa que há seis anos cumpre o papel de distribuir livros, incentivar a leitura e leitores”, conta a professora e uma das idealizadoras da ação, Rosângela Buarque.

Direcionado a todas as idades e gêneros de leitores, “A árvore que dá livros” chega à sexta edição com mais de seis mil livros distribuídos. De acordo com Rosângela, a expectativa deste ano é atingir, ao menos, o mesmo número de exemplares arrecadados no ano passado, cerca de mil.

E existem diversas formas de participar do projeto: divulgando, doando exemplares, participando da montagem no dia 16 e levando novos livros para casa. Para os interessados em ajudar oferecendo obras para doação, vale lembrar, entretanto, que o foco do projeto é incentivar a leitura de livros literários. “Uma vez que a árvore tem a ideia de promover a leitura e novos leitores, o livro didático não se aplica a esse projeto”, esclarece Rosângela.

Os postos de recolhimento do projeto “A árvore que dá livros” estão espalhados pelo centro da cidade: Bar América (Rua Monte Líbano); Espaço Ganesha (Avenida Comte Bittencourt); Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas); Edifício Amazonas - portaria (Rua Marques Braga); Educandário Miosótis (Alameda Eduardo Guinle). Além desses locais, os Rotary Clubs do município também são funcionam como pontos de coleta de livros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade