Leonardo Lima
“Atrair para o Teatro Municipal pessoas que não têm a oportunidade de ir a um teatro e fazer um evento preocupado com a parte solidária”. Assim José Luiz Cedeçari, responsável pela empresa Vitrine Friburguense, define o projeto Arte Solidária, que a partir de novembro pretende trazer para Nova Friburgo um espetáculo teatral por mês, até março de 2012. “Temos um contrato direto com artistas da Rede Globo para a realização de eventos beneficentes. Trouxemos, por exemplo, o futebol com artistas no ano passado. Agora queremos realizar cinco peças de stand-up comedy (espetáculo de humor executado por apenas um comediante), onde todo o público paga pelo ingresso um valor que normalmente seria de meia-entrada, em torno de R$ 25 a R$ 30, mais um quilo de alimento não perecível”, afirma José Luiz.
Para definir os artistas que se apresentarão na cidade, a Vitrine Friburguense lançou em seu site uma enquete sobre quais espetáculos os internautas gostariam de assistir. Entre as opções estão os integrantes do programa CQC (da Band) Marco Luque, Rafinha Bastos e Danilo Gentili; Eduardo Sterblitch (o César Polvilho do Pânico na TV); os comediantes Marcos Veras e Nélson Freitas (do Zorra Total); e o folclórico Sérgio Mallandro. “As pessoas que votarem no site estarão concorrendo a dois convites para o evento. Mas mesmo quem ganhar o convite terá que doar um quilo de alimento, senão o projeto perde o seu sentido solidário”, adianta José Luiz.
Segundo ele, além de trazer artistas renomados no país, o Arte Solidária visa também valorizar os talentos locais. “Nossa ideia é agregar a cada evento a apresentação de um artista friburguense, nem que seja de apenas alguns minutos antes do espetáculo principal. Isso é importante para que os próprios friburguenses conheçam e deem valor aos talentos locais”, diz. Quanto às doações de alimentos, ele explica que a intenção da empresa é escolher duas instituições a serem contempladas por espetáculo. “Vamos fazer um mapeamento das instituições de caridade do município e escolher dez. A cada mês duas receberão as doações”, afirma José Luiz.
Enquanto o calendário das apresentações não é definido, os interessados podem votar nos seus artistas preferidos no site da empresa: www.vitrinefriburguense.com.br.
Deixe o seu comentário