Uma boa opção para quem está pensando em ter um animalzinho de estimação é aguardar até o próximo dia 28, quando o Projeto Amicão e Amicat promoverá mais uma edição da sua já tradicional Campanha de Adoção Animal. O evento, intitulado "Adotar e cuidar são gestos de amor”, será realizado das 10h às 16h, em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), na Praça Dermeval Barbosa Moreira 15, Centro.
A exemplo das edições anteriores, a iniciativa deve contar com uma boa adesão da comunidade e chamar a atenção para o problema do abandono de animais na cidade, algo ainda bastante frequente.
Estarão disponíveis cães e gatos filhotes e adultos, que poderão ser adotados mediante preenchimento de termo de compromisso e apresentação de documento de identidade.
Além de buscar um lar para tantos animais, a campanha visa estimular a adoção de cães e gatos em substituição à compra, prática ainda muito comum por quem quer um animalzinho de estimação. Também é uma forma de contribuir para reduzir a venda indiscriminada de bichinhos por pessoas sem compromisso com o seu bem-estar.
Cuidados para quem quer adotar um bichinho
Quem quer adotar um bichinho e ser um proprietário responsável precisa estar atento a uma série de detalhes e seguir as seguintes recomendações: alimentar adequadamente o animal; manter água fresca e limpa todo dia; cuidar da saúde do animal mantendo a vacinação e vermifugação em dia.
Os proprietários também precisam estar cientes que cães e gatos não devem ter livre acesso à rua e que, ao sair com o animal, devem mantê-lo sob controle, utilizando coleira e guia. É fundamental que o animal de estimação tenha sempre na coleira uma placa ou medalha de identificação, constando o nome e o telefone do proprietário.
O mais importante para quem quer ter um animal de estimação é dar carinho, afeto e atenção e não tratá-lo como se fosse um brinquedo. Na hora de adotar um animalzinho deve-se lembrar que cães e gatos vivem em média 15 anos e é preciso ter disponibilidade para cuidá-los ao longo desse tempo.
Deixe o seu comentário