Projeto ambiental promove ação em escolas de Nova Friburgo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Projeto ambiental promove ação  em escolas de Nova Friburgo
Projeto ambiental promove ação em escolas de Nova Friburgo

Como lidar com os desafios de educar as crianças sobre a preservação ambiental de uma forma prática e que desperte neste público o interesse por este tema tão relevante e contemporâneo? Foi pensando nisso que Alex e Adriana Santos, proprietários da Confecção Elas, criaram o projeto ambiental Elas Preservando e se juntaram a algumas escolas de Nova Friburgo para implementar o “Berçário das árvores”. As escolas abrem suas portas para trabalhar a questão socioambiental na prática. Alex e Adriana, que já possuem diversos parceiros nesta iniciativa ecológica, implementam em um espaço disponível dentro da escola um viveiro de mudas com capacidade para cerca de cem espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e auxiliam os educadores a desenvolver o cultivo junto com os alunos. Geralmente a chegada do berçário é comemorada com festa, ou seja, uma manhã de sábado, quando toda a escola se envolve para desenvolver ações ecológicas—como a não utilização de energia elétrica, fabricação de brinquedos ecológicos, palestras educativas, entre outras atividades.
Cada escola recebe um roteiro de como trabalhar na prática com o berçário das árvores. Neste roteiro, produzido por Alex e Adriana, os educadores são estimulados a realizar junto aos alunos pesquisas relacionados ao projeto, como as espécies que estão sendo cultivadas, como elas ajudam na flora e fauna, o que elas vão gerar de benefício em termos de oxigênio e sequestro de carbono quando estiverem grandes, entre outros temas. As mudas cultivadas são todas espécies da Mata Atlântica e doadas para parques ecológicos situados na Região Serrana, associações de moradores, ONGs, sítios privados, horto municipal e outros. A ideia do projeto é promover uma revolução educativa e conservação ambiental de Nova Friburgo, sendo os principais agentes de transformação as crianças. O maior objetivo do projeto é reaproveitar o lixo têxtil para cultivar as mudas, criar áreas de conservação da Mata Atlântica, expandir a área verde da Região Serrana e criar uma rede de pessoas/empresas interessadas no bem comum.
Os ecoparceiros 2013 do projeto ambiental são Horto Terra Viva, Sítio Terra Romã, Instituto Brasileiro de Florestas, Revista Momento Ambiental, HD Imagem Digital, Hak, Expertise Consultoria, o estudante de engenharia florestal Flávio Monteiro, Ipanf e o jornal A Voz da Serra. Em 2012 três escolas formaram parcerias—Escola M. Patrícia Jonas Santanna, Centro Educacional Souza Poletti e Colégio E. José Martins da Costa—e para 2013 mais quatro unidades de ensino se mostraram interessadas em aderir ao programa. Para saber mais sobre o projeto basta acessar www.elasecomodas.com ou ligar (22) 4105-1071 ou 8157-9540.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade