O projeto ambiental da confecção Elas, que objetiva reaproveitar embalagens plásticas de bojos moldados — cuja destinação seria o lixo — para cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, segue a todo vapor. As mudas, quando estão prontas para o plantio, são doadas a escolas, parques ecológicos e população, na tentativa de contribuir com a expansão de área verde na região.
Atualmente o projeto está instalado no Parque Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, que recebeu o apoio da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo (responsável pelo local) para que fosse abrigado no interior do parque. Também conta com apoio de Carlos, administrador do Juarez Frotté, que cuida diariamente das mudas, A VOZ DA SERRA, Mercearia Bela Vista e Horto Oliveira, que faz doações periódicas de terra.
Tudo começou em 2009, quando os proprietários da Elas, Alex e Adriana, decidiram aproveitar as sacolinhas para semear caroços de abacate e, desde então, a ideia se expandiu, possuindo hoje inúmeras espécies de Mata Atlântica, assim como sibipiruna, pinheiro de araucária, cerejeira e outras. Em determinado ponto do projeto o casal percebeu que precisava de mais orientações acerca das mudas e foi buscar auxílio com Marcos Cunha, ambientalista residente em São Pedro da Serra.
Vale ressaltar que o projeto não possui fins lucrativos, tudo é feito com muito esforço por parte da microconfecção, que presta serviços para outras empresas de moda íntima em Nova Friburgo. Para o casal de empreendedores, é uma vasta satisfação fazer este trabalho de conservação da natureza, visto que sempre gostaram do contato direto com o meio ambiente, mesmo sendo um trabalho que gera cansaço, investimento de tempo e dinheiro.
Elisabeth Muylaerth, do Rotary Club de Nova Friburgo, sabendo, através de A VOZ DA SERRA, da iniciativa da Elas na luta em prol da natureza, decidiu cooperar com o projeto e levou a proposta em pauta para ser apreciada pelos demais membros da entidade, que satisfatoriamente a aprovaram. A partir disso, recentemente o Elas Preservando recebeu a doação de cerca de 50 metros de sombrite 50% (tela que protege as mudas contra o sol e chuva forte), de grande auxílio para a expansão do projeto.
Também recentemente, a confecção Elas recebeu de Fábio Almeida — da empresa Staff Adventure, ligada ao transporte de ciclistas na Região Serrana — sementes de açaí.
Quem desejar também contribuir com a expansão do projeto Elas Preservando, seja com doações de materiais, espaço físico, ferramentas e acessórios, adubos, mão de obra, sementes e outros, pode acessar o site www.elasecomodas.com ou o blog www.elaslingerie.blogspot.com.
Deixe o seu comentário