Projeto ambiental da Elas recebe apoio do Inea e inaugura novo viveiro para cultivo de árvores

quinta-feira, 03 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O projeto ambiental da confecção Elas, denominado Elas Preservando, acaba de ser contemplado com cerca de 600 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, que serão usadas para desenvolvimento educativo junto a estudantes da rede pública de ensino do município. As mudas foram transportadas do horto do Inea, na cidade de Cantagalo, para Nova Friburgo, no último dia 26, e para isso teve apoio do vereador Cláudio Damião, que solicitou ajuda da indústria metal-mecânica de Cordeiro, a Samber, que prontamente se mostrou sensibilizada com o esforço ecológico e cooperou, cedendo transporte da própria Samber.

Segundo Alex Sandro Santos, coordenador do projeto e um dos responsáveis pela Elas, junto com a esposa Adriana, as mudas recebidas do Inea indicam que o projeto está na direção certa, rendendo bons frutos e conquistando novas e excelentes parcerias. “Sabemos que temos muito para fazer pelo bem da cidade, do país e do planeta. Atitudes favoráveis em prol de um mundo melhor poderão realmente fazer com que as coisas boas possam acontecer. Mesmo que os passos sejam curtos inicialmente, eles devem ser dados, pois somente assim é que se consegue traçar um caminho bonito e triunfante. Muitas pessoas nos perguntam sobre este projeto que, quando olhado pela escolha de mercado que fizemos—confecção—, não tem nada a ver, contudo, ao adotar esta ideologia dentro da Elas começamos a descobrir que tão importante quanto gerar receita é se preocupar com a vida e não deixar que a ganância tome as rédeas. Fazemos isso porque gostamos do contato com a natureza e acreditamos que é possível, sim, conquistar avanço econômico com sustentabilidade. Atualmente nossa meta é se tornar um referencial no Brasil como uma empresa de confecção que se dedica a preservar a natureza e ajustar o foco estrutural e produtivo para este conceito”, disse.

Vale lembrar que o projeto foi iniciado com alguns caroços de abacate, que foram semeados em sacolinhas que embalam os bojos moldados de sutiãs—muito comum de se encontrar entupindo as lixeiras da cidade—que, cheias de terra e com alguns furinhos feitos com pregos, ajudaram a produzir vigorosas mudas. Alex e Adriana perceberam que poderiam ir além e foram buscar auxílio técnico, encontrado em Marcos Cunha, ambientalista de São Pedro da Serra. Ele orientou Alex e Adriana quanto às espécies mais adequadas a serem cultivadas e contribuiu doando as primeiras sementes de árvores nativas. Daí por diante foram inúmeras adaptações e dificuldades para manter o projeto ativo. Atualmente o viveiro de mudas já conta com uma estrutura bem montada no Parque Municipal Juarez Frotté, sob a autorização do Sr. Carlos (administrador do parque e quem auxilia nos cuidados das mudas), e da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Nova Friburgo. Para que este novo viveiro fosse instalado, com aproximadamente 30mt², cercada por sombrite 50% e com sistema de irrigação, Alex encontrou alguns parceiros que acreditaram na iniciativa, assim como o Rotary Club de Nova Friburgo, M.W. Calhas e Graças Materiais de Construção. O projeto também conta com o apoio de A VOZ DA SERRA e Mercearia Bela Vista.

Nesta próxima sexta-feira, 4, o projeto Elas Preservando realizará mais uma ação de plantio de mudas e o local escolhido foi o Parque Ecológico Cão Sentado, administrado por Ronaldo Amorim. Cerca de 50 estudantes contribuirão com esta ação ecológica, marcada para as 10h. Durante o evento estará presente Marcos Cunha, colaborador do Elas Preservando, integrantes do Inea e educadores.

Quem também desejar colaborar com a expansão do projeto e se tornar parceiro basta fazer contato pelo email elas.ecomodas@gmail.com ou acessar www.elasecomodas.com. As necessidades atuais do projeto é terra de plantas e sementes de espécies nativas de Mata Atlântica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade