Hoje, 4, a partir das 16h, será realizada a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Conselheiro Paulino — a quarta ETE lançada pela Concessionária Águas de Nova Friburgo em menos de cinco anos. A novidade é que, de acordo com dados divulgados pela empresa, com a unidade, mais de 90% do esgoto coletado na cidade receberá tratamento.
Para esse novo projeto, foram instalados no distrito mais de 18,6km de rede de esgoto e 6,5 km de recalque provenientes das onze estações elevatórias, as quais devem bombear o esgoto coletado, evitando assim o aprofundamento da tubulação coletora do rio. Na estação de Conselheiro Paulino não foram instalados interceptores ao longo dos rios, ao contrário das ETEs Olaria e Centro, implantadas em 2010 e 2012, respectivamente.
A ETE Conselheiro Paulino vai tratar os esgotos sanitários através da associação em série dos processos biológicos de Lodo Ativado. É o que explica a coordenadora de operações Jamila Aquini. "Chama-se Lodo Ativado o floco produzido no esgoto pelo crescimento de micro-organismos, na presença do oxigênio dissolvido. Estes flocos consomem a matéria orgânica presente no esgoto, promovendo o tratamento e, depois, virando lodo decantado. Parte do lodo decantando retorna ao tanque de aeração como forma de reativação da população de micro-organismos e o lodo excedente é adensado, centrifugado e descartado em aterro sanitário”, disse.
O resíduo final, já tratado, vai atender aos padrões de qualidade exigidos pela legislações Ambientais Federal e Estadual para relançamento no Rio Bengalas. Entre os bairros atendidos pelo sistema de esgotamento de Conselheiro estão Belmonte; Canto do Riacho; Conselheiro Paulino; Córrego Dantas; Duas Pedras; Fazenda da Laje; Jardim Ouro Preto; Jardim Califórnia; Jardim Marajói; Jardinlândia; Granja Mimosa; Lagoa Seca; Loteamento do Barão; Maias; Lazareto; Girassol; Parque das Flores; Prado; Rivo Torto; Rui Sanglard; Santa Inês; Santo André; São Cristóvão; São Geraldo e Vale das Rosas, com cerca de 45.600 habitantes beneficiados.
A ETE Conselheiro Paulino está localizada em um terreno de 4 mil m², na Avenida Sebastião Martins, e custou aproximadamente 17 milhões de reais, com capacidade para tratar 336 milhões de litros de esgoto por mês.
Vale destacar ainda que, a partir de 2015, serão implantadas também as estações de tratamento de esgoto do Cônego e Ponte da Saudade, que somadas tratarão aproximadamente 130 milhões de litros por mês.
O projeto da ETE prevê ainda a criação de um viveiro de mudas e oficinas para estudantes
Além da ETE, a Águas de Nova Friburgo, lançará um projeto de educação ambiental, voltado para estudantes das escolas municipais, intitulado "Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo”. O projeto é uma ação da Águas em parceria com a ONG Florestar e Cia e está instalado em área da ETE Conselheiro Paulino.
Para o superintendente Christian Portugal, a importância do projeto incide no aprendizado de jovens a respeito das mudas nativas da Mata Atlântica e no conceito e aplicação da educação ambiental. "No viveiro de mudas, a irrigação será feita por gotejamento e com aproveitamento do esgoto tratado pela ETE. Colocamos painéis explicativos no local sobre o tratamento de esgoto, ciclo e o reúso da água e fotos das espécies que semearemos no viveiro”. explicou Christian.
Já para o ambientalista e coordenador da ONG Florestar, Luiz Arruda, com as visitas mensais dos estudantes à ETE, além de aprender mais sobre o tratamento de esgoto nas estações, os alunos saberão como manejar as mudas de altitude, receberão folhetos e cartilhas sobre a responsabilidade de atuar na preservação da natureza, entenderão mais sobre o ciclo da água e sobre os sistemas de irrigação e reaproveitamento do esgoto, que antes poluía os rios. "O viveiro será espaço para aula prática de preservação ambiental: ganham os estudantes, futuros governantes desta cidade; ganha a cidade”, disse.
No Viveiro-Escola serão realizadas também atividades como o transplante de mudas, coleta de sementes, reutilização de embalagens de leite e garrafas PET para a produção de mudas, produção de compostagem semisseca, minhocário, adubo orgânico e natural.
Deixe o seu comentário