O Programa Senac de Gratuidade (PSG) está com 2,6 mil vagas gratuitas de capacitação profissional em diferentes áreas de atuação — destas, 1,7 mil são destinadas à formação técnica. O objetivo do programa é fazer com que pessoas de baixa renda tenham acesso ao emprego formal. Por isto, o PSG conta com um processo seletivo onde são levadas em consideração as informações socioeconômicas do candidato. As inscrições para os cursos técnicos foram realizadas até o dia 30 de abril pelo site www.rj.senac.br. Mas as demais vagas continuam abertas o ano todo. Para as regiões Serrana, Norte e Noroeste do estado são mais de 450 vagas.
Para a gerente de Responsabilidade Social do Senac/RJ, Ana Paula Nunes, um dos fatores que mais contribuem para o sucesso do programa é o caráter agregador dele: “O PSG abre as portas do Senac para uma população que, por recursos próprios, não teria condições de se capacitar. A média de empregabilidade após a formação é bastante significativa — com 72% dos egressos inseridos no mercado de trabalho”.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever no site www.rj.senac.br e responder a um questionário — que será analisado a partir de critérios determinados pelo programa através do índice PSG, que pontua os candidatos identificando quem terá prioridade no preenchimento do número de vagas oferecido. O ranking considera, entre outros aspectos, a renda familiar bruta (soma da renda total da família, incluindo a renda do candidato); se o candidato possui algum tipo de deficiência; se é dependente ou arrimo de família e quantos membros a sua família tem. A seleção é baseada em critérios que atendem ao protocolo firmado com o Governo Federal, à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pelo Senac RJ para ingresso no curso escolhido. Em 2012, mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa que inclui, além do curso gratuito, todo o material didático necessário.
Ofertas*: almoxarife; assistente de recursos humanos; auxiliar administrativo; auxiliar de cozinha; auxiliar de operações em logística; cabeleireiro; cuidador de idoso; manicure e pedicure; maquiador; recepcionista em meios de hospedagem; técnico em administração; técnico em design de interiores; técnico em enfermagem; técnico em estética; técnico em farmácia; técnico em guia de turismo; técnico em informática; técnico em logística; técnico em segurança do trabalho. (*Sujeitas à disponibilidade de cada unidade no estado do Rio de Janeiro).
Mais informações: Glaucio Schueler, Senac Rio de Janeiro, Unidade Nova Friburgo, (22) 2533-0060, www.rj.senac.br.
Deixe o seu comentário