Programa Segurança Presente poderá chegar ao interior do estado

Operação especial conta com PMs da ativa e da reserva e agentes egressos das Forças Armadas
segunda-feira, 04 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Programa Segurança Presente poderá chegar ao interior do estado

O governo do Estado do Rio  já está autorizado a ampliar o campo de atuação do Programa Segurança Presente levando-o a todos os municípios fluminenses. É o que prevê a lei estadual 8.597, de 2019, do deputado Rosenverg Reis, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo fluminense no último dia 31.

Segundo Rosenverg, a população do estado vive diariamente com olhar desconfiado, temerosa nas ruas, tendo que entrar em lojas para atender o telefone, evitando sair à noite em alguns lugares, ou então até mesmo o simples ato de se sentar no banco de uma praça já é motivo de tensão. Hábitos que se tornaram preocupantes no nosso dia a dia, tendo em vista a ausência de segurança nas ruas.

O programa

O Segurança Presente foi lançado em dezembro de 2015 no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo, na capital. Entre 2015 e 2019, ocorreram mais de 13 mil prisões em flagrante, sendo 1.089 referentes a furtos, quase seis mil por posse e uso de drogas e cerca de mil por roubos. A operação conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas.

Diversos órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb. As abordagens feitas pelos agentes são filmadas e as equipes são monitoradas por GPS. A ideia é manter a operação em caráter permanente.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Segurança
Publicidade