Empresários e empreendedores de todo o país passam a ter uma boa oportunidade de incrementar seus negócios e mesmo criar novos empreendimentos. Ouve-se o comentário de que muitos têm uma grande ideia, mas que faltam recursos para iniciar ou implementar os negócios. No entanto, as incubadoras de empresas já possuem posição diferenciada por dar acesso e oferecer novas oportunidades para que os empresários tenham acesso a recursos específicos oriundos de agências de fomento. Com o Prime, o leque de opções aumenta. Naturalmente há de ocorrer um processo de seleção dos projetos.
Podem se candidatar empresas de todos os segmentos, desde que com menos de dois anos de CNPJ e com base tecnológica. Cada empresa, incubada ou não, fará jus a recursos de subvenção econômica de R$ 120 mil para custear recursos humanos qualificados – controladoria e técnica - e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídicos, financeiro, certificação, custos, entre outros. As empresas que passarem com sucesso pelos doze meses iniciais, atingindo as metas estabelecidas nos planos de negócios, poderão candidatar-se, após um processo de avaliação, a um empréstimo do Programa Juro Zero, no valor de outros R$ 120 mil para alavancar o segundo ano de atividades. O reembolso deste empréstimo será feito em cem parcelas sem juros. As empresas beneficiárias do Prime também poderão ser alavancadas por outros programas da Finep, em especial o programa Inovar-Semente. Com isso pretende-se assegurar um apoio continuado com diferentes instrumentos disponibilizados pela Finep, facilitando o crescimento acelerado e a consolidação das empresas.
Em Nova Friburgo - Empreendedores de Nova Friburgo e região interessados em apresentar projetos inovadores de base tecnológica devem procurar a incubadora de empresas do Instituto Politécnico do campus da Uerj. “Estamos ligados ao Prime através da Incubadora da Bio-Rio, uma das 18 incubadoras selecionadas no país para o gerenciamento e escolha das empresas inovadoras. Trata-se de uma grande parceira e temos a convicção de que o Prime abrirá grandes oportunidades para as empresas da nossa região”, diz Luiz Borges, gerente da incubadora do IPRJ/Uerj. Ele frisa ainda o fato de que as empresas interessadas em participar do Prime devem ter no máximo até dois anos de CNPJ, o que denota o caráter incentivador para suporte a novas empresas inovadoras. “Não tenho dúvida de que este programa visa a criar condições favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes possa superar, de forma bem-sucedida, a fase inicial de desenvolvimento do empreendimento. De forma inequívoca, este programa irá mais e mais enfatizar e confirmar o trabalho que desenvolvemos nas incubadoras de empresas, no sentido de dar suporte técnico e gerencial para empresas inovadoras, buscando o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e o efetivo crescimento de pequenas empresas em nosso estado e em nosso país”.
Para mais informações basta acessar o site www.nd2tec.iprj.uerj.br ou enviar e-mail para a incubadora de empresas (iebtec@iprj.uerj.br), com o título Programa Prime.
Deixe o seu comentário