Programa prepara orientadores de educação ambiental nas escolas

segunda-feira, 15 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Até dia 21, 50 profissionais de educação estarão no Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), na Ilha Grande, Rio de Janeiro, para cumprirem a etapa presencial do Curso de Formação em Educação no Processo de Gestão Pública organizado pelo Elos de Cidadania, programa da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente que atua nas escolas da rede pública de ensino. A proposta do curso, coordenado pelo professor José Silva Quintas, ex-coordenador de Educação Ambiental do Ibama, é preparar os futuros educadores ambientais, chamados de orientadores de elos, a fazerem uma intervenção pedagógica qualificada, coletiva e organizada nas escolas onde o Elos de Cidadania atuará a partir de maio deste ano.  
Criado em 2007, executado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), já tendo atendido a quase 12 mil alunos em mais de 400 escolas municipais e estaduais, o programa Elos de Cidadania apoia a formação de uma nova cultura ambiental, a cultura da participação da gestão do ambiente. Busca levar a temática ambiental e de desenvolvimento para dentro da escola, instrumentalizando professores e alunos para a participação na vida pública, para o uso dos instrumentos de gestão ambiental e para elaboração e execução de projetos de intervenção locais, sempre articulados em uma rede de parcerias entre a comunidade escolar e sua vizinhança.
No programa, a metodologia de construção da Agenda 21 escolar é usada como instrumento pedagógico para o exercício de se pensar e elaborar planos de ação e projetos de intervenção ambientais. A partir da análise crítica e historicizada da ocupação do território, em que são analisadas as relações de poder que historicamente se estabeleceram ali, a forma de acesso e o uso dos recursos ambientais, são mapeados os principais problemas (que se transformarão em desafios) e potencialidades, e planejadas as ações a curto, médio e longo prazo, focando as vulnerabilidades socioambientais presentes.
Este ano o Elos de Cidadania tem como público-alvo profissionais da educação (docentes e não docentes), estudantes e comunidade interna e externa das unidades escolares do sistema público de ensino localizadas no entorno dos principais rios e remanescentes da Mata Atlântica que integram os mosaicos Carioca e Central Fluminense, compreendendo as regiões hidrográficas Piabanha, Baía de Guanabara e Rio Dois Rios. O programa abrange 15 municípios: Nova Friburgo, Belford Roxo, Cachoeiras do Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Teresópolis.
“O objetivo é promover uma formação que qualifique esse grupo para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações coletivas integradas voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades e a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos e da biodiversidade da Mata Atlântica”, afirma Marilene de Sá Cadei, coordenadora pedagógica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade