Programa Mais Educação beneficia alunos da rede pública

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Amine Silvares

O projeto Mais Educação vem ajudando crianças de todo o Brasil desde outubro. A iniciativa é do Ministério da Educação em parceria com as secretarias de estaduais e municipais de Educação para melhorar o ensino nas escolas, atendendo a cerca de 3 milhões de estudantes em todo país. Nova Friburgo também tem recebido o apoio dos órgãos em diversos projetos, todos direcionados a crianças e adolescentes da rede pública de ensino básico.

Os primeiros resultados positivos da empreitada já podem ser vistos pela cidade. Apesar de ter sido implementadas há pouco tempo, as atividades optativas já fazem a diferença na vida dos alunos. Exemplos disso são as escola municipais Izabel Gomes Siqueira, no Parque das Flores, e Francisco Silveira, no Jardim Califórnia. Com atividades como aulas de dança, hip hop, capoeira e futebol, os alunos passam mais tempo nas escolas e menos tempo nas ruas.

De acordo com Aline Velozo, monitora que atende as duas escolas, “o bacana do Programa Mais Educação é que a ideia central é preencher o tempo ocioso do estudante com o saber, e são os próprios alunos que escolhem de quais atividades desejam participar, mantendo-se sempre dispostos e interessados nos conteúdos, mesmo ficando no horário integral na escola. É visível a mudança de postura e comportamento dos alunos já após alguns meses de trabalho”.

Mais escolas serão atendidas em breve

O projeto destina verba para as escolas que tiveram desempenhos fracos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano. Inicialmente, 16 escolas serão atendidas pelo programa. Ainda há muitos investimentos a ser feitos, tanto nas metodologias a serem utilizadas com os alunos, como na estrutura das escolas para receber a demanda crescente de alunos. Serão repassados recursos para apoio às atividades, materiais de consumo e ressarcimento dos monitores.

A ideia do programa é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas através de atividades extracurriculares, como meio ambiente, esporte e lazer, acompanhamento pedagógico, cultura, cultura digital, direitos humanos, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. A expectativa é de que, em 2011, o projeto atinja metas ainda melhores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade