Programa Mais Educação atenderá mais de 12 mil alunos em Nova Friburgo

sexta-feira, 20 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Programa Mais Educação atenderá mais de 12 mil alunos em Nova Friburgo
Programa Mais Educação atenderá mais de 12 mil alunos em Nova Friburgo

O prefeito Dermeval Neto recebeu na tarde da quinta feira, 12, em seu gabinete, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly; a coordenadora Flávia Raposo; e a professora Rita de Cássia Silva, do Conselho Municipal de Educação, para assinatura do cadastramento do município de Nova Friburgo no programa federal do MEC Mais Educação, para o ano de 2011.

De acordo com o secretário, das atuais 16 escolas atendidas, a rede passará a ter 66 unidades contempladas com o programa e mais de 12 mil alunos beneficiados, com jornada ampliada e atividades complementares diversas.

— Conquistas como essas só confirmam que podemos progredir e ampliar os horizontes de nossa gestão mesmo em situações adversas como essas pela qual o município passa. Vamos continuar trabalhando para merecer cada vez mais projetos desse porte, em todas as áreas do governo — elogiou o prefeito.  

O programa visa oferecer novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer. O principal objetivo é qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental, fomentando atividades para melhorar o ambiente escolar.

O programa tem como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e nesses estudos destacou-se o uso do Índice de Efeito Escola (IEE), indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio, segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros, e ainda valores destinados à aquisição de equipamentos e materiais pela própria escola.

Novas vagas e geração de renda – O secretário de Educação lembra que, em 2009, Nova Friburgo aderiu ao programa contemplando 16 escolas com os menores IDEBs do município, que iniciaram suas atividades e ampliaram suas jornadas escolares de quatro para sete horas diárias em 2010, com resultados positivos. 

— Após a tragédia em janeiro de 2011 e diante das demandas pela reconstrução da Educação em nosso município, tornou-se urgente a necessidade de ampliarmos a permanência de nossos alunos na escola, através de uma proposta educacional efetiva e afetiva, que resgatasse a segurança, a autoestima e a continuidade da qualidade em nossos ambientes escolares — ressaltou Verly.

Segundo Flávia, em fevereiro foi solicitada ao MEC a ampliação do programa para mais 50 unidades escolares municipais, dentre urbanas e rurais, que se enquadravam nos critérios de adesão ao programa, garantindo a ampliação da jornada escolar para mais de 12.000 alunos do ensino fundamental (anos iniciais e finais), incluindo as escolas orientadas por pedagogias diferenciadas como Waldorf e de alternância.

— As escolas foram cadastradas no sistema informatizado do MEC, escolheram suas atividades de contraturno através de pesquisa democrática, aplicada em cada comunidade escolar e, na semana passada, recebemos a informação do governo federal de que todas as unidades foram aprovadas sem correção ou alteração — contou Flávia, satisfeita com o resultado obtido.

Marcelo Verly explica que já foi enviado a Brasília o plano consolidado para 2011, validando o acordo de implantação nas novas unidades, e que, agora, o município aguarda a liberação da verba prevista para julho, para então, iniciar o programa nas unidades previstas.

— A previsão é de que o programa viabilize mais de 700 vagas para monitores. O valor global do Mais Educação em 2011 é da ordem de R$2.700.000,00, que serão bem gerenciados, de forma transparente e vão gerar resultados positivos para milhares de crianças e adolescentes — declarou o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade