Programa inclusivo de temática ambiental começa a ser desenvolvido nas escolas

quarta-feira, 01 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A partir desta semana o projeto Florestar & Cia visita escolas públicas municipais, estaduais e particulares de Nova Friburgo, com trabalho de dinâmica ambiental inclusiva, fazendo conscientização sobre cuidados e preservação do meio ambiente e observando a característica da região do município em que cada escola está estabelecida. Estarão sendo debatidos assuntos pertinentes às questões ambientais locais, fomentando opiniões entre os alunos assistidos pelo programa Eco-Estudante.

De acordo com o coordenador do projeto Florestar & Cia, o ambientalista Luiz Latour, na área rural, por exemplo, será abordada a agricultura sustentável, e na área urbana, questões como poluição do ar, lixo nos rios, obstrução de drenagem natural das chuvas, grandes e médias concentrações de moradias populares nos bairros próximos ao Centro, como Olaria e Conselheiro Paulino, construções em áreas de risco, o esgotamento sanitário, entre outros temas. “Nós estamos citando apenas alguns exemplos, porém, imaginamos a complexidade do que pode ser abordado ao longo do ano de 2009”, observa Latour.

A partir do contato inicial com a escola, o programa Eco-Estudante vai estabelecer um canal direto com os professores para que passem a usar a temática ambiental também em outras matérias que não sejam as que têm ligação com os temas ambientais, como matemática, português e outras, além de envolver os alunos assistidos para que comecem a ver o ambiente em que vivem de maneira mais inclusiva, preocupando-se com sua preservação. Luiz Latour lembra que este programa baseia-se em dados levantados durante quatro anos de visitas às escolas, quando foram detectadas suas necessidades e questões importantes para o meio ambiente.

Em visita à Secretaria Municipal de Educação para apresentar o programa Eco-Estudante, Luiz Latour esteve com a secretária Ledir Porto e a subsecretária Mônica Monnerat, que ficaram satisfeitas por verem a magnitude da proposta do programa, de abordar as questões relativas à preservação e cuidados com o meio ambiente.

O coordenador explica que o projeto tem a participação do terceiro setor e está aberto às empresas, no que se refere a responsabilidade social e ambiental, como é o caso da Stam Metalúrgica, além de órgãos públicos e imprensa, como A VOZ DA SERRA.

O projeto Florestar e Cia passa a contar novamente a partir de meados do mês de maio com seu site www.projetoflo restarecia.com.br. Outras informações pelo e-mail projetoflo restarecia@yahoo.com.br ou 2523-8970, com o próprio Luiz Latour.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade