A edição do programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar nesta quarta-feira, às 21h, abordará o tema “A CPI da Serra: investigação, relatório final e conclusões”. Para debater o assunto o engenheiro civil José Augusto Spinelli conversará com o deputado estadual Rogério Cabral—membro da CPI criada para investigar as causas e consequências da tragédia de 12 de janeiro. A intermediação será feita pelo jornalista Paulo de Carvalho.
Instituída pela resolução nº 09/2011 da Alerj, a chamada CPI da Serra apresentou o relatório final de suas investigações ao fim do mês de agosto. No relatório, a CPI afirmou que houve omissão e incapacidade dos governos municipais, estadual e federal para prever e lidar com a crise. Entre os itens apontados pela comissão estão: a falta de dispositivos tecnológicos, como radares e estações que pudessem alertar a população com eficácia sobre a intensidade das chuvas; falta de logística adequada por parte dos entes públicos para prestar socorro e abrigar a população atingida; precariedade do mapeamento das áreas de risco; omissão e imprevidência dos governos na elaboração e cumprimento de leis para a ocupação do solo, adotando políticas eleitoreiras ao proporcionar a urbanização desordenada em troca de votos.
Os deputados também alertaram para a ineficácia das medidas tomadas após a tragédia e sugere ainda a construção de um hospital regional serrano, maior integração e reforço da união com as defesas civis municipais, além da criação de um órgão estadual de geotécnica. Também foram repudiados os denunciados desvios de verbas de emergência e contratações irregulares no relatório, apontados como a “tragédia sobre a catástrofe”.
O telespectador que quiser fazer perguntas ao vivo pode ligar para o número 2519-2003. Para saber mais informações sobre a associação, enviar sugestões para a atração ou esclarecer dúvidas, acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário