Programa Hora Técnica debate a evolução do papel das mulheres na engenharia e na arquitetura

quarta-feira, 10 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) apresenta hoje, 10, às 21h, pela TV Zoom (canal 10 do sistema a cabo RCA), aborda o tema A evolução do papel das mulheres na engenharia e arquitetura. Para ampliar o debate, a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira, diretora administrativa da Aeanf, recebe a arquiteta Viviane Mello, coordenadora da Câmara Técnica de Meio Ambiente, a engenheira florestal Christiany Araújo Cardoso, coordenadora da Câmara Técnica de Engenharia Florestal, e a engenheira civil Simoni Schimid, associada da Aeanf.

A Aeanf existe há 41 anos. Ao longo deste período a atuação de seus associados tem se dado junto com os avanços da sociedade, em tecnologia e cidadania. É somente nos últimos anos, entretanto, que vem crescendo a participação das mulheres na vida da Aeanf, como espelho do crescimento da importância das profissionais mulheres na sociedade como um todo. Atualmente, das 14 câmaras técnicas existentes, quatro são ocupadas por profissionais mulheres e a diretoria da Aeanf, pela segunda vez nos últimos dez anos, tem representação feminina.

Tomando como referência o mês em que o mundo inteiro coloca o foco nas lutas e conquistas das mulheres, estas associadas – engenheiras, arquitetas e agrônomas – vêm dar o testemunho sobre suas vivências, conquistas e dificuldades como mulheres num âmbito tradicionalmente representado por homens. A luta internacional pelos direitos das mulheres é lembrada no dia 8 de março porque nesse dia, no início da Revolução Industrial, numa fábrica têxtil americana onde as mulheres reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 16 para 12 horas, 129 delas foram queimadas dentro das salas de trabalho. A partir dessa tragédia, mulheres de vários países intensificaram suas lutas por direitos iguais e conseguiram – há exatos cem anos (1910) – garantir que esse marco dramático fosse considerado internacionalmente como um dia de celebração da luta pelos direitos femininos.

O Brasil foi o sétimo país a garantir o voto feminino na primeira metade do século passado e será, possivelmente, o primeiro país do mundo a criar um Ministério de Políticas Públicas para as Mulheres, já que, nesta quarta-feira, na cidade do Rio de Janeiro, o presidente Lula eleva a secretaria de mesmo nome à condição de ministério.

Em se tratando de Nova Friburgo é importante lembrar que no ano passado a Aeanf liderou, com mais duas organizações, as reuniões com representação de mulheres de vários órgãos e organizações para a elaboração do texto de proposta de lei da criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Nova Friburgo. O documento foi entregue à Câmara de Vereadores para encaminhamento, como indicação, ao chefe do Executivo, e aguarda aprovação.

Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003 e para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões para o programa ou esclarecer dúvidas, basta acessar www.aeanf.org.br ou enviar e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade