Programa Hora Técnica de hoje aborda o monitoramento e a gestão do passivo ambiental

quarta-feira, 12 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar hoje, às 21h, ao vivo, na Tv Zoom, abordará o tema Ações para o monitoramento e gestão do passivo ambiental. O assunto será desenvolvido pela engenheira florestal Christiany Araújo Cardoso que receberá como convidados o administrador Paulo Cesar Mangia dos Santos, gerente executivo da CarbonoBom, e o professor Roberto Mendes, especialista em marketing.

A preocupação com sustentabilidade, preservação e melhoria ambiental levou, nos últimos anos, ao surgimento do mercado do carbono, que consiste no plantio de árvores que devolvam a substância ao ambiente para compensar os danos produzidos pela produção do passivo ambiental (degradação, emissão de gases de efeito estufa, etc.). Tudo que é consumido gera um custo ao meio ambiente que é o passivo ambiental, gerado por todos: empresas, pessoas, entidades. Setores conscientes da sociedade já tendem a aderir a esta prática de compensação no processo de fabricação de seus produtos ou na realização de seus serviços, mediante o plantio de árvores.

Levantamentos destes passivos ambientais individuais e coletivos e o cadastramento de áreas degradadas e sua recuperação clamam por um instrumento e por uma metodologia tecnicamente segura e eficaz, fundamental para comprovar os processos de determinadas, por exemplo. Segundo estudos, evitando-se o desperdício ou dano ao meio-ambiente, o custo ambiental idispensável ao processo produtivo foi quitado através de iniciativas rastreadas capazes de zerar seus impactos. Este rastreamento está sendo condensado no projeto que o Prime da Finep, do Ministério de Ciência e Tecnologia, escolheu para apoiar e vem sendo desenvolvido na Incubadora de Empresas da Uerj, no campus Nova Friburgo, pela CarbonoBom.

Os telespectadores poderão fazer perguntas durante a atração através do telefone 2519-2003. Para saber mais informações sobre a associação, enviar sugestões para o programa, ou esclarecer dúvidas basta acessar o site www.aeanf.org.br ou enviar um e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade