Participantes do programa Economia Solidária em Nova Friburgo se reuniram na última quarta-feira, 27, no Salão Azul da Prefeitura, para assistirem a uma palestra sobre resolução de conflitos internos e organização de trabalho, proferida pelo psicólogo José Claudio. A apresentação foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, através da Subsecretaria de Trabalho e Renda, que já está planejado as ações da Economia Solidária para 2014.
A palestra teve como principal objetivo estimular o grupo a aprender a lidar com as situações de conflitos e a se relacionar melhor com os colegas de trabalho, uma vez que a Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Além disso, o encontro serviu para promover a integração dos empreendimentos e fortalecer o programa para o próximo ano.
Na quarta-feira, 4, ocorre no auditório da Firjan, às 15h, uma avaliação dos trabalhos da Economia Solidária de 2013 e será finalizado o planejamento de 2014, que terá como prioridade a busca de parcerias com outros municípios e a estruturação do programa conforme as legislações, visto que neste ano já foram entregues as minutas do documento para criação do Fórum Municipal de Economia Solidária e da lei de criação do programa.
"Cabe ressaltar que em 2014 será realizada a Conferência de Economia Solidária, o que nos motiva ainda mais a fortalecer o programa no município”, destacou o subsecretário de Trabalho e Renda, Diogo Bastos. E, para consolidar ainda mais a força da Economia Solidária de Nova Friburgo, será realizada no próximo dia 5 uma reunião com representantes do Ministério do Trabalho e do Fórum Estadual de Economia Solidária para agendar um encontro regional de economia solidária.
Deixe o seu comentário