Mais de quatrocentas mulheres, trabalhadoras do setor de confecção da região, passarão por sessões de mamografia gratuitas, já agendadas, no Sesi-Nova Friburgo. O Sistema Firjan, através do Sesi-RJ, iniciou em junho um programa de palestras e exames para s prevenção do câncer de mama, por meio de uma parceria com o Sindvest e as empresas sindicalizadas.
Noventa empresas da região aderiram ao programa. Durante dois meses, três enfermeiras foram especialmente contratadas para dar palestras nas empresas para as costureiras e profissionais do setor, sobre a importância da prevenção do câncer de mama, além de orientações sobre a realização do autoexame.
Foram realizadas palestras para 2.433 mulheres. Destas trabalhadoras, foram selecionadas as que têm mais de 40 anos, idade em que o exame deve começar a ser feito. Após um primeiro diagnóstico, 448 mulheres trabalhadoras do setor foram indicadas para a mamografia. Os exames já estão agendados e o programa termina em novembro.
“Este é um grave problema de Saúde Pública em todo o mundo, responsável por um número significativo de óbitos em mulheres adultas”, lembra a médica do Sesi, doutora Gisele Senise. Procurando orientação médica e realizando o exame de mamografia anualmente após os 40 anos de idade, é possível diagnosticar a doença mais cedo. Sendo descoberto no início, é possível curar a doença.
Deixe o seu comentário