Ajudará muito na questão da segurança
A estrutura disponibilizada ao município foi originalmente desenvolvida pelos Professores Gil de Carvalho (Coordenador) e Joaquim Teixeira de Assis, do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/Uerj, com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e será administrada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo. Membros da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana e a Polícia Militar também terão acesso contínuo à Central de Monitoramento, ao passo que todas as demais secretarias — e também algumas concessionárias — irão receber demandas enviadas pelos usuários do novo aplicativo.
De acordo com a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, no primeiro momento o aplicativo ficará restrito à plataforma Android, mas deverá estar acessível a todos os sistemas até o fim do ano. “O aplicativo Cidade Inteligente possibilitará um novo meio de comunicação entre a população e o governo municipal, por meio do aplicativo móvel. O usuário poderá enviar um registro e acompanhar a situação do atendimento. Ele estará disponibilizado para Android já no dia 7 de agosto, e até o fim do ano para todas as plataformas.”Eliana Amil
Ainda de acordo com Eliana Amil, a área coberta pelo programa de monitoramento alcança 25,5 quilômetros, numa rede de fibra óptica que se estende desde a Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino, até a Ponte da Saudade, com uma ramificação seguindo por Olaria até a entrada do Cônego, através da Via Expressa. A Central funcionará 24h por dia, sete dias por semana, recebendo as imagens das 32 câmeras de alta definição — que ficarão gravadas durante um mês. De acordo com Eliana Amil, o monitoramento por câmeras atuará em duas frentes principais: segurança e trânsito. “Ajudará muito na questão da segurança. Fizemos um teste piloto no carnaval e, segundo relatos da Polícia Militar, foi um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos, pois, quando se via qualquer anormalidade, as viaturas eram acionadas. O mesmo ocorreu com a mobilidade urbana.” No andar superior à central vão funcionar ainda as salas de gestão e de crise. A Central de Operações do Cidade Inteligente localiza-se na Avenida Alberto Braune 224, Centro.
Deixe o seu comentário