A cultura empreendedora já está sendo incorporada na rotina escolar de cerca de mil alunos das escolas da rede municipal de ensino de Nova Friburgo. O município é o primeiro da região a adotar a nova versão do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, com o objetivo de preparar crianças e jovens, de 7 a 14 anos do ensino fundamental, para os desafios futuros do mercado de trabalho.
O programa teve início na última quinta-feira, 5, com a presença da secretária municipal de Educação, professora Ledir Porto, que participou da abertura do repasse aos professores que aplicarão a metodologia em sala de aula. Na ocasião, a secretária Ledir ressaltou a satisfação com o início do programa.
“Enquanto educadores, acreditamos que oportunizar aos nossos jovens a cultura empreendedora, além de uma atitude visionária, é a certeza de bons resultados a serem obtidos em médio prazo. Quando crescemos acostumados a uma realidade que incentiva a atitude, estamos mais preparados para encarar os desafios e conscientes para saber que essa luta vale a pena, tanto para o sucesso pessoal quanto do país, que se beneficia de cidadãos que crescem e fazem crescer”, concluiu a secretária.
O material da capacitação dos professores é oferecido pelo Sebrae-RJ, sendo que o programa será adotado nas escolas ainda neste semestre. Os professores estarão aplicando a metodologia para as crianças do ensino fundamental, sendo que a meta é formar 40 turmas, totalizando cerca de mil alunos. A gerente do Sebrae-Serrana I no estado do Rio, Fernanda Gripp, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “O empreendedorismo nas escolas é essencial para o desenvolvimento de uma política que otimize a formação de futuros empreendedores capazes de gerar o seu próprio emprego”, destacou Fernanda.
Os professores participarão de três encontros de capacitação, durante o mês de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O repasse de metodologia tem à frente Cecília Idalina Novaes, instrutora e consultora do Sebrae/RJ. O primeiro encontro tem como objetivo ambientar os professores sobre o projeto, sua metodologia e sua aplicação. Segundo Cecília, é preciso iniciar o curso abertos às novas informações. “Este curso não será apenas mais um curso, com falas e ações já conhecidas. Apresentaremos o novo em práticas e atitudes empreendedoras e assim estaremos incentivando uma nova postura não somente frente à educação, mas frente à vida”, finalizou Cecília.
Os próximos encontros, sempre no auditório da SME (Ciep de Olaria), estão programados para os dias 10 e 17, para os professores dos anos iniciais e 11 e 18 de agosto para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental.
Deixe o seu comentário