Gilmar Marques
Os cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Cantagalo vão receber capacitação antes de voltar às aulas. A informação foi divulgada esta semana pela Secretaria Municipal de Educação, que oferecerá o treinamento na primeira semana útil de fevereiro, no período de 4 a 8, no salão do Colégio Estadual Lameira de Andrade (Rua Cássio Passos Barreto 111, Centro).
No primeiro dia, 4 de fevereiro, às 8 horas, haverá a solenidade de abertura oficial do ano letivo, que contará com participação do prefeito Saulo Gouvea (PT) e da secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha. Em seguida, os profissionais de ensino já participarão da palestra “Educação com Comprometimento: Alcançando Metas”, proferida pelo professor Carlos Magliano, o mesmo que também palestrará para os cerca de 180 ocupantes dos cargos de apoio ao magistério, a partir das 13 horas, no mesmo local e sob o mesmo tema.
No dia seguinte, 5 de fevereiro, será a vez de Juliana Werneck Duarte defender o tema “Liderança e Motivação no Ambiente de Aprendizagem”, a partir das 8 horas, para professores e, a partir das 13h, para o pessoal de apoio. Na quarta-feira, 6, também a partir das 8h, os professores participarão da palestra “Educação Infantil/Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, além de receberem informações sobre o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), incluindo levantamentos e apresentações de gráficos, e o diagnóstico municipal do setor.
Para Lucinha Farah Noronha, a Secretaria Municipal de Educação trabalhará para atingir várias metas em 2013, tornando a aprendizagem dos estudantes um fator de excelência para que Cantagalo se torne referência em educação. “Esta, inclusive, foi uma missão nos passada pelo prefeito Saulo Gouvea. Alcançar a meta do Ideb é outro dos nossos desafios este ano, pois precisamos fazer com que o trabalho e envolvimento de alunos e professores se reflitam nesse tipo de avaliação”, adiantou a secretária, acrescentando que o município também dará atenção especial à informatização da secretaria e das escolas, a uma melhor logística para a merenda escolar, à implantação de avaliação única para toda a rede municipal (1º ao 9º ano), além de ampliar a oferta de cursos técnicos, como o de química industrial, que já está na sua segunda turma.
A fase de treinamento e preparação para a volta às aulas será concluída nos dias 7 e 8 de fevereiro, quando cada equipe, em cada uma das 16 escolas da rede municipal, fará uma espécie de reavaliação do Projeto Político-Pedagógico para reencaminhá-lo à Secretaria de Educação, além de organização dos horários e arrumação das escolas, com participação do pessoal de apoio, para o recebimento dos 2,5 mil alunos, que, este ano, vão voltar às aulas somente após o carnaval, que será realizado logo no início de fevereiro—de 8 a 12.
Direitos das crianças e adolescentes vira disciplina obrigatória
A novidade este ano é a inclusão, na grade curricular da rede municipal, de conteúdo que trate dos direitos das crianças e adolescentes dentro do ensino fundamental, que é competência do município. A obrigatoriedade é tratada na lei municipal nº 1.118/12, de 17 de dezembro de 2012, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Poder Executivo.
A própria lei não entra muito em detalhes, apenas cita como diretriz para o conteúdo a ser levado aos alunos a lei federal nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990, e que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A produção e distribuição do material didático adequado à aplicação do tema também deverão ser de responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.
Deixe o seu comentário