Leonardo Lima
Durante a última quarta-feira, 31, o auditório da Diretoria Regional Serrana II foi palco de uma capacitação de professores da rede estadual de ensino voltada para alunos superdotados. Na ocasião, o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes) trouxe a Nova Friburgo parte da equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que realizou uma série de atividades junto aos docentes para que eles saibam identificar e fazer o acompanhamento de alunos com alta capacidade de aprendizado. “Em 2005, o MEC detectou que apenas 0,003% dos 57 milhões de alunos do país tinham superdotação e criou o NAAH/S para que esse percentual aumente. Em 2008 eram registrados apenas seis alunos com essas características no Estado do Rio de Janeiro, hoje são 358”, afirma Mara Souza, uma das integrantes do Núcleo.
De acordo com ela, ao contrário do que muitos pensam, um aluno superdotado não se destaca necessariamente em todas as áreas. “Existe um mito que esses alunos são acima do nível em tudo. Muitas vezes suas habilidades não estão nem na área acadêmica. Podem estar no artesanato, na música, nos esportes, no desenho, entre muitas outras. O importante é que a superdotação seja identificada e desenvolvida com atividades suplementares, de enriquecimento curricular”, explica Mara. Já Fátima Hamano, que também ministrou a capacitação nesta quarta, revela que muitos alunos com altas habilidades têm dificuldade de se motivar durante as aulas. “Como muitas vezes eles já sabem toda a matéria não conseguem se concentrar. Uma mãe nos procurou e contou o caso de seu filho que numa aula da faculdade estava dormindo. O professor ficou irritado, o acordou e fez uma pergunta da matéria que estava explicando. Esse aluno olhou para o quadro, viu do que se tratava e respondeu a questão corretamente. Muitos alunos não tiveram suas altas habilidades desenvolvidas porque elas não foram identificadas na vida escolar”, conta.
A iniciativa contou com a presença de cerca de 40 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que participaram de palestras, viram vídeos, receberam um CD explicativo e um certificado de participação. Nos próximos dias 12 e 13 deste mês, o Napes promoverá outra capacitação, que terá como tema a deficiência intelectual e acontecerá também na Diretoria Regional Serrana II, das 8h às 17h.
O que é o Napes?
Formado por professores especialistas, o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado tem o objetivo de oferecer orientações e capacitações aos professores da rede estadual de ensino, garantindo um atendimento pedagógico adequado às necessidades educacionais dos alunos, principalmente daqueles com deficiência. Em Nova Friburgo, o Napes fica localizado no Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e atende também aos municípios de Bom Jardim, Carmo, Sumidouro e Duas Barras.
Deixe o seu comentário