O XIII Congresso Internacional de Informática Educativa foi realizado no período de 9 a 13 de fevereiro passado, em Havana, Cuba. Nesse evento a professora Márcia Duarte, que trabalha na função de orientadora tecnológica no Colégio Estadual Padre Madureira, em Debossan, apresentou parte de sua pesquisa de dissertação de mestrado, que concluiu pela UFRJ, em que a autora explora os mecanismos de construção do conhecimento a partir da interação de duplas de alunos com um sistema hipermídia.
O estudo baseou-se na teoria da ação mediada de J. Wertsch, que se fundamenta nos conceitos de Vygotsky, Bakthin e Burke e revelou a importância da linguagem e dos recursos semióticos do sistema hipermídia, como textos, imagens, vídeos, animações e simulações utilizados enquanto ferramentas culturais na construção do conhecimento.
Os resultados apontam para a relevância de planejar situações colaborativas de ensino de ciências que estimulem interações sociais no uso de ferramentas culturais tais como sistemas hipermídia de aprendizagem.
Além de apresentar seu trabalho, a professora aproveitou o contato com outros pesquisadores e procurou conhecer o sistema educacional daquele país que, apesar do embargo político dos Estados Unidos, é considerado um expoente em diversas áreas, principalmente na educação e na saúde.
Aproveitando a celebração do quinquagésimo ano da Revolução Cubana, Márcia Duarte visitou o Museu da Revolução e constatou, no plano de erradicação do analfabetismo e atenção à saúde, as prioridades do governo de Cuba.
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