Proerd forma novas turmas de alunos da rede municipal

segunda-feira, 05 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Dezenas de alunos do 5º ano da rede municipal de ensino participaram na última terça-feira, 29, da sua formatura pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), criado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e pioneiro no Brasil. O objetivo do programa é o de permitir que a PM, através do seu profissionalismo e especialidade, una esforços com a educação para alertar as crianças dos malefícios causados pelo envolvimento com as drogas.

Formaram-se alunos das seguintes escolas: Amâncio Mário de Azevedo, Claudir Antônio de Lima, Jardel Hottz, Messias de Moraes Teixeira, Miguel Bittencourt, Santa Paula Frassinetti e São Judas Tadeu. As diretoras das respectivas unidades receberam os diplomas para entregarem posteriormente, face ao elevado número de crianças presentes.

Após o canto do Hino Nacional, os componentes da mesa expressaram sua alegria com a formatura. Primeiramente, falaram os instrutores do Proerd, cabo Torres e sargento Valentim. O primeiro afirmou que os alunos eram como seus filhos e ressaltou a importância da ajuda dos pais em evitar que os filhos tenham contato com as drogas. “Não aceitem porque um colega diz que é bom”, alertou o cabo da PM. Já o sargento Valentim afirmou que “amigo que é amigo só oferece coisas boas”. Destacou que, se os alunos decidirem ignorar os conselhos, seus sonhos irão por água abaixo. Também presente ao evento, o subcomandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, capitão Mattos, lembrou que as crianças têm acesso fácil às informações, tanto boas quanto ruins e que era preciso contra-atacar as informações ruins com programas como o Proerd. Pediu que os alunos não guardassem o conhecimento adquirido, mas que fossem multiplicadores. O capitão informou que, nas áreas das escolas atendidas pelo Proerd, o índice de ocorrências com drogas estava diminuindo. Encerrando os discursos, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, falou da honra em participar de mais uma formatura do Proerd. Destacou a importância da parceria entre a Secretaria de Municipal de Educação (SME) e a PM, anterior mesmo à sua posse na SME. Verly afirmou que a partir das informações recebidas através do curso, os alunos poderiam ser verdadeiros guerreiros contra as drogas. “Perdi amigos por causa das drogas. Pessoas que poderiam estar aqui, hoje, contribuindo com a sociedade. E no ano mais difícil que Nova Friburgo enfrentou, também foi o melhor ano para a educação, graças aos avanços obtidos por nossos alunos no âmbito pedagógico”, explicou o secretário exemplificando através do desempenho dos alunos na Prova Brasil 2011. Marcelo Verly falou também sobre os pais e lembrou uma propaganda que dizia “não basta ser pai, tem que participar” e que isso era a mais pura verdade. O secretário de Educação encerrou falando do seu sonho, pelo qual trabalhava dia e noite, de ter uma educação pública, gratuita e de qualidade excelente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade