(SECOM) - A noite de sábado, 5, foi especial para 909 alunos de 17 escolas públicas municipais e duas estaduais de Nova Friburgo. Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos que participaram do Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), durante seis meses, tiveram sua formatura no Ginásio Frederico Sichel (Sesi), em Conselheiro Paulino. Todos os formandos receberam camiseta e boné com a logomarca do programa e certificado de conclusão do curso, comprometendo-se diante da polícia, da escola e da família a resistir às drogas e à violência.
A aplicação do programa só foi possível pela pareceria firmada entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Educação, e famílias dos alunos. Mais de duas mil pessoas participaram da cerimônia, que contou com músicos da Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e autoridades, entre as quais o secretário geral de governo, Braulio Rezende, que representou o prefeito Heródoto Bento de Mello; a secretária municipal de Educação, Ledir Ferreira Porto; o secretário do Pró-Cidade, Carlos Guimarães e representando a PM em Nova Friburgo, o sargento Ricardo e os cabos Torres e Dorilen.
PROERD
O Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência tem por base o projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 nos Estados Unidos. No Brasil, o Proerd chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Hoje, o programa é desenvolvido em 58 países e, desde 2002, em todos os estados brasileiros.
O Proerd, de caráter social preventivo, é aplicado a alunos de escolas da rede pública de ensino (do quinto ao sétimo ano, com idades entre 9 e 14 anos). São oferecidas atividades educacionais em sala de aula com o objetivo de desenvolver potencialidades para ajudar a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, o que significa também saber dizer Não às drogas.
Além dos alunos, familiares também participam de encontros com policiais militares durante os seis meses, tornando-os capazes de ajudar seus filhos a fazerem escolhas positivas. Foram discutidas questões como: fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos e técnicas de comunicação. As aulas objetivaram o desenvolvimento da autoestima dos alunos, o cultivo da felicidade, o controle das tensões, a civilidade, as técnicas de autocontrole, a resistência às pressões dos companheiros e formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas.
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