Com o objetivo de prevenir o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do ensino fundamental em todo o Estado do Rio, é aplicado em escolas da rede pública o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), destinado a estudantes na faixa etária de 9 a 11 anos. As aulas, que estimulam as crianças a pensarem nas consequências das escolhas que fazem, reforçam a autoestima, ensinam maneiras assertivas de lidar com possíveis pressões de grupos e a identificarem alternativas positivas, fazendo com que a criança tenha discernimento e compromisso em resistir às drogas. Estão sendo ministradas em Trajano de Moraes aulas com policiais militares, nos colégios Alfredo Lopes Martins e Ciep 279, onde cerca de 200 alunos recebem orientações importantes e uma grande festa será realizada a partir deste mês e em setembro próximo, quando outras turmas receberão certificados pela conclusão do Proerd.
Segundo o instrutor PM Luiz Eduardo Ferreira Gualberto, lotado no 11º Batalhão de Nova Friburgo, que ministra aulas no município, as ações educacionais estão sempre fortalecendo parcerias com a comunidade, já que o resultado é visto no dia a dia do jovem aluno. “Este projeto é muito importante na vida de um jovem, que está em formação de caráter e personalidade. Às vezes, nesta fase, muitos estão sem direção e mais vulneráveis ao mal e com nossa disciplina de mostrar o bom caminho damos base para eles serem pessoas do bem”, diz o PM Gualberto, que aplica aulas todas as semanas nos colégios trajanenses, enfatizando que a integração da escola, famílias e comunidade é de muita importância para combater os males da sociedade.
No Colégio Alfredo Lopes Martins, 51 alunos do 5º ano, 35 da educação infantil e 21 do primeiro ano receberão seus diplomas no dia 9 de setembro. No Ciep 279 serão entregues os diplomas a 23 alunos do 5 º ano no dia 14 de julho. Vale ressaltar que este projeto já está em sua terceira edição em Trajano de Moraes.
Deixe o seu comentário