Produção de orgânicos em Friburgo é pioneira

Comercialização vem crescendo 25% ao ano no estado, diz Emater
quarta-feira, 23 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O Sítio Cultivar é um dos pioneiros (Arquivo AVS)
O Sítio Cultivar é um dos pioneiros (Arquivo AVS)

A agricultura orgânica registrou no estado do Rio de Janeiro aumento de produção de 15% a 25% ao ano, gerando emprego e renda de forma sustentável no campo, com 721 produtores certificados pelo Ministério da Agricultura distribuídos em 60 municípios fluminenses.

Em Nova Friburgo, o Sítio Cultivar, fundado em 1991, é um dos pioneiros na produção de orgânicos no estado. Em busca de qualidade de vida e de alimentos sem agrotóxicos, o casal Jovelina Fonseca e Luiz Paulo Ribeiro deixou a cidade do Rio de Janeiro e foi morar em Nova Friburgo.

No início, familiares e amigos não acreditavam no empreendimento. Hoje, passados quase 30 anos, eles são a prova de que é possível produzir alimentos orgânicos sem agredir o meio ambiente. “Chegamos a plantar 40 espécies diferentes para ver o que era possível produzir sem fertilizantes químicos e agrotóxicos”, disse Jovelina.

Em 42 hectares, eles produzem 14 variedades de verduras e legumes. Por mês, são cerca de sete mil itens, entre produtos in natura e os minimamente processados,  ou seja, lavados, cortados e prontos para o consumo. A produção é comercializada em supermercados locais e lojas do Rio de Janeiro. “Pensamos em expandir para 10 mil mudas e dobrar a produção. Temos oito trabalhadores contratados”, afirmou Jovelina.

Para estimular as práticas agroecológicas e apoiar quem já atua na área, a Secretaria de Agricultura e Pesca criou o Programa Cultivar Orgânico, que prevê recursos financeiros para investimento nas lavouras e assistência técnica para produção, além da aproximação com os circuitos de comercialização.

“O Cultivar Orgânico tem propiciado aos agricultores condições para uma produção sustentável no meio rural, contribuindo para o desenvolvimento da área de orgânicos e na qualidade de vida desses agricultores, assim como viabilizando o consumo de alimentos saudáveis para a população”, explicou o gerente da Emater, Martinho Belo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade