Até esta última quinta-feira, 27 de abril, menos de 10% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe — exceto trabalhadores da saúde e da educação — tinham tomado a dose em Nova Friburgo. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, a pasta reforça a importância de procurar as unidades de saúde o quanto antes.
“Pode ser que venha uma frente fria e as pessoas acabem ficando resfriadas. A vacina está disponível e não precisa ser dado intervalo entre as vacinas da febre amarela e Influenza”, destacou a coordenadora de Imunização do município, Ana Paula Lessa. Ainda segundo ela, após a administração da vacina, o corpo leva em média 15 dias para produzir os anticorpos necessários para criar imunidade à doença.
Os grupos de crianças e gestantes são os que mais preocupam, por registrarem os menores índices de vacinação. Do total de crianças, apenas 1,76% foram vacinadas, enquanto 5,59% das gestantes receberam a vacina. Em toda a cidade existem pouco mais de 42 mil pessoas aptas a se imunizarem, no entanto apenas cerca de 5.700 foram vacinadas até agora.
Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é direcionada a bebê de seis meses a crianças de quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres puérperas, de 45 dias após o parto, idosos com idade acima de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (com prescrição médica com indicação da vacina).
Trabalhadores da saúde e professores da rede pública e particular também fazem parte do público-alvo. Mas, para que possam receber a vacina, esses profissionais devem comprovar o seu vínculo com a área que atuam, através da carteira de trabalho ou de outro tipo de documento, como o contracheque.
A vacinação segue até o próximo dia 26 de maio conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Cronograma de vacinação
Esta semana, a vacinação segue em diversas unidades de saúde do município. De terça a sexta-feira a imunização será feita no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria, Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, e Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, sempre das 9h às 17h.
A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, terá vacina na terça e na quarta-feira no período matinal, entre 8h e 12h. Na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, a vacinação ocorre de terça a sexta-feira, na terça e quinta-feira na parte da manhã, entre 8h e 12h, e na quarta e sexta-feira na parte da tarde, entre 14h e 16h.
Já nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a vacinação contra a gripe Influenza será feita apenas em dois dias desta semana. Na terça-feira, 2, a imunização ocorre na ESF Amparo, ESF Nova Suiça, Varginha e Olaria II (Rua Espírito Santo). Na quarta-feira, 3, a vacinação será na ESF Centenário, ESF São Lourenço, ESF Campo do Coelho e ESF Olaria III (Amarelinho). Sempre das 9h às 15h.
Febre amarela
De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo tomando a dose contra a gripe, a população também pode se vacinar contra a febre amarela. Nesta semana, a vacina contra a doença será feita em três dias, sempre das 9h às 16h. Na quarta-feira, 3, a imunização ocorrerá na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, na quinta-feira, 4, na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, na sexta-feira, 5, na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, e no Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.
Deixe o seu comentário