Procon de Nova Friburgo está de olho em lojas que não exibem os preços dos produtos

segunda-feira, 14 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Procon de Nova Friburgo está de olho em lojas que não exibem os preços dos produtos
Procon de Nova Friburgo está de olho em lojas que não exibem os preços dos produtos

Eloir Perdigão

O Programa Estadual de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) é mantido nos municípios do Estado do Rio através das prefeituras. E em Nova Friburgo não é diferente, estando o órgão subordinado à Procuradoria-Geral. O gerente é o advogado Mário Cesar Esteves Júnior. Da estrutura do Procon-NF ainda constam um coordenador, dois subcoordenadores—manhã e tarde—e nove atendentes.

ATUAÇÃO

Mário garante que o Procon-NF é atuante. Os números só aumentam. Em 2010 foram quatro mil atendimentos. Já em 2011 esse número subiu para nove mil (mais que dobrou). Cerca de 25% dos casos são resolvidos—uma boa média, segundo o gerente—através de mediação, telefonemas e notificação às empresas reclamadas. As campeãs continuam sendo as empresas de telefonia.

Segundo Mário, dos demais 75% boa parte acaba desaguando no Poder Judiciário. Está nos seus planos elevar o percentual de resolução dos casos no Procon-NF. “Essa melhora é para 35% a 45%, um índice até mais alto que a média estadual”, prevê.

Para Mário é mais fácil resolver as pendengas com as empresas friburguenses, com as quais é possível negociar diretamente, contando com a atenção dos empresários. Com as maiores—planos de saúde, cartões de crédito, seguradoras, bancos, financeiras—realmente torna-se mais difícil a solução. “Mas posso garantir que elas respeitam muito o órgão, o Procon em si, e elas têm que se adaptar ao Código de Defesa do Consumidor, uma ferramenta nova, de 20 anos.”

Mário está à frente do Procon-NF desde novembro, quando o prefeito Sérgio Xavier foi empossado e o convidou, pois queria profissionais específicos para cada setor. E ele tem especialização em direito do consumidor, já tendo se destacado em outros órgãos da Justiça.

O gerente elogia a equipe do Procon-NF e, devido ao aumento do movimento, já reivindicou ao governo municipal melhorar a estrutura do órgão, que funciona na Avenida Alberto Braune 223, ao lado da Prefeitura. O aumento do atendimento é bom sinal, assegura Mário, pois significa que os cidadãos estão realmente brigando por seus direitos. “Às vezes é uma briga de Davi contra Golias, um consumidor contra a Vivo ou a Oi, que têm dez milhões de clientes, atendem aos 27 estados da nação, e aqui é uma gota no oceano, brigando contra um gigante. Então está havendo essa conscientização, que eu acho fantástico. E as pessoas têm lutado por isso”, comenta, animado. As melhorias passam por computadores e na estrutura física, até porque o local é ótimo, na avaliação do gerente, bem localizado e já conhecido do público.

LOJAS QUE NÃO MOSTRAM OS PREÇOS

Lojistas que não põem os preços nos produtos que vendem, atenção: o Procon-NF está de olho e pode notificá-los. Mas o ideal, na opinião de Mário, é que haja conscientização, para o bem de todos, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Mário lembra que o princípio básico do Código de Defesa do Consumidor é o da informação. Por isso toda loja deve dar informações claras e precisas de tudo que vai vender. Para fazer valer tudo isso o Procon-NF pode fazer fiscalizações e também recebe denúncias, desde que haja identificação. Alguns casos também são encaminhados pelo Ministério Público.

Quem se sentir prejudicado com relação à falta dos preços nos produtos das lojas ou qualquer outra situação pode reclamar no Procon-NF ou encaminhar ao Ministério Público. “Nós estamos aqui de portas abertas, para atender e tentar melhorar esse ambiente de consumo que temos”, finaliza.

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