Procissão neste domingo, de Ramos, abre a Semana Santa

Missa da Paixão do Senhor terá concentração às 9h no coreto da Praça Getúlio Vargas
sexta-feira, 12 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A procissão de Ramos pelo Centro de Friburgo (Arquivo AVS)
A procissão de Ramos pelo Centro de Friburgo (Arquivo AVS)

A Igreja Católica encerra neste fim de semana a Quaresma, período de 40 dias que começou na quarta-feira de Cinzas, após o carnaval, e que representa para os fiéis um período de recolhimento e meditação dos últimos dias de Jesus Cristo na Terra, antes de sua crucificação, morte e ressurreição. Com o fim da Quaresma, tem início a Semana Santa, com a celebração do domingo de Ramos, neste dia 14. A data é marcada pelas procissões que acontecem em várias igrejas com os fiéis empunhando ramos de palmeiras simbolizando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes de sua condenação à morte.

Na Catedral São João Batista, a procissão de Ramos será conduzida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, a partir das 9h, com concentração no coreto da Praça Getúlio Vargas, onde terá início a celebração da Missa da Paixão do Senhor com a bênção dos ramos e em seguida, os fiéis seguirão em procissão até a catedral, onde a celebração religiosa terá sequência. Haverá missas na catedral, neste domingo, também as 17h e 19h.      

Na segunda-feira, 15, na catedral será realizada a Via Sacra, às 9h30 relembrando o calvário de Jesus Cristo até a sua ressurreição na Páscoa. Neste dia serão celebradas missas nos horários habituais, às 8h e 16h. Na terça-feira, 16, o padre Roger Luiz, da Comunidade Canção Nova, comandará o Retiro da Semana Santa em Nova Friburgo, na catedral.      

Já na quarta-feira santa, 18, será realizada às 20h a Procissão do Encontro presidida pelo bispo Dom Edney. A Imagem da Virgem Dolorosa sairá do Colégio Nossa Senhora das Dores, sendo conduzida somente por mulheres, enquanto a imagem do Senhor dos Passos  sairá da Paróquia São Francisco de Assis, com os homens, ocorrendo o encontro na Praça Demerval Barbosa Moreira, em frente a catedral.

Na quinta-feira santa, 18, Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, será celebrada na catedral, às 10h, a Missa do Crisma, com a renovação das promessas sacerdotais, presidida por Dom Edney e concelebrada por todos os padres da Diocese de Nova Friburgo. Às 19h será celebrada a Missa da Ceia do Senhor, também presidida pelo bispo Dom Edney, com o rito do Lava-pés, seguindo-se de Vigília Eucarística com as pastorais, movimentos e novas comunidades.

Já na sexta-feira da Paixão, 19, haverá vigília eucatística até 14h45 na Catedral São João Batista. Ao meio-dia, Via Sacra; 15h, celebração da Paixão do Senhor, com adoração da cruz e comunhão, presidida por Dom Edney e às 18h, procissão do Senhor Morto e o Sermão das Sete Palavras. No sábado santo, 20, às 21h, Vigília Pascal, com as liturgias da luz, palavra, batismal e eucarística. No proximo dia 21, Domingo de Páscoa, missa solene, às 10h, na catedral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade