Dez projetos se inscreveram para participar do processo seletivo aberto neste ano pela Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico (IPRJ)/Campus Regional da Uerj em Nova Friburgo. De acordo com o edital, os empreendedores tiveram de apresentar um resumo da ideia no ato de inscrição e, agora, passarão ainda por outras duas fases nas próximas semanas – as entrevistas com comitê técnico e gerencial e também com profissionais da área de psicologia empresarial, que avaliarão o projeto e a capacidade empreendedora do candidato.
Segundo a gerente da Origem, Lanice Fagundes, antes do resultado ser divulgado, no início de dezembro, os projetos também terão se der apresentados ao conselho diretor da incubadora. “Os que foram classificados terão prazo de um mês para entregar os documentos necessários à assinatura do convênio, que formalizará a entrada do empreendedor no programa a partir de 2011”, explicou, acrescentando que o processo seletivo deste ano e o ingresso dos empreendedores na Origem já atendem ao que preconiza o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que visa melhorar os resultados das incubadoras do país.
Vale destacar que o Cerne é um modelo de atuação proposto pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) que detalha uma série de sistemas, processos e práticas-chaves em quatro níveis de maturidade. “Estamos buscando essa certificação, porque ela vai agregar mais valor e qualidade ao nosso trabalho e aos empreendimentos, produtos e serviços desenvolvidos aqui. Todos os novos projetos que entrarem no programa já serão enquadrados nesta metodologia”, acrescentou.
O Programa Incubadora de Empresas visa estimular a criação de empresas baseadas em produtos ou serviços inovadores e ao fortalecimento daquelas já existentes que pretendam agregar inovação ao seu portfólio. Ele é realizado através de cursos, consultorias especializadas e acompanhamento do empreendedor, visando à sua capacitação gerencial e interação com corpo técnico, docente e discente da Uerj e instituições parceiras, além do apoio da captação de recursos humanos e financeiros para a implementação dos projetos.
Conforme o edital, os projetos selecionados serão classificados em três modalidades – pré-incubados (ainda na fase de definição do negócio), incubados (os que já estão na fase de implantação) e associados (empresas já inseridas no mercado, mas que desejam criar um novo produto ou melhorar um já existente). Todos também terão direito a usar uma sala individual, com acesso à internet, e a infraestrutura compartilhada com sala de reuniões equipada com recurso audiovisual, copa e recepção, além de contar com o apoio administrativo (cópia, impressão, telefone e fax).
O processo seletivo de novos empreendimentos para o Programa de Incubadora da Empresas do Instituto Politécnico da Uerj é realizado todos os anos. Geralmente, tem início em setembro, com o lançamento do edital e a abertura do período de inscrições, podendo haver outras edições em atendimento à demanda e às oportunidades de mercado. Quem desejar obter mais informações sobre a Origem pode ligar para o telefone (22) 2528-8300 ou 2533-2265 (ramal 334) ou mandar um e-mail para origem@iprj.uerj.br. O endereço de lá é Rua Alberto Rangel, s/nº, Vila Nova, Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário