(SECOM) - A Secretaria Pró-Leitura já está colocando em prática o projeto Dias do Livro Amigo, que consiste em distribuir livros dos mais variados gêneros por toda a cidade. Estabelecimentos comerciais, orelhões, bancos de praças, pontos de ônibus, enfim, os livros são deixados (esquecidos) propositalmente nestes locais, para que toda a comunidade friburguense participe da iniciativa e transforme logo Nova Friburgo na cidade da leitura.
“É preciso revolucionar, repensar, reinventar a educação”
Foi com esta afirmativa que o secretário municipal Pró-Leitura, Álvaro Ottoni, deu início aos trabalhos de sua pasta, com a capacitação de professores da rede municipal de ensino no início deste mês. Ao todo, 200 professores participaram de seis oficinas temáticas no Teatro Municipal Ariano Suassuna. A I Jornada Pedagógica de 2009 foi uma parceria entre as secretarias Pró-Leitura e de Educação, com o objetivo de reforçar as estratégias de ensino que favoreçam a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento.
“Essa revolução começa pelo professor. Temos por compromisso dar ênfase à leitura. Os péssimos resultados alcançados pelo país – 47º lugar em leitura e interpretação de texto entre os 50 países considerados emergentes, e 37º lugar de Nova Friburgo na Provinha Brasil, no índice de avaliação do governo federal – apontam que o problema é a falta de leitura”, justifica Álvaro.
É de competência da Secretaria Pró-Leitura a capacitação de todos os professores da rede municipal no tocante à leitura e, sendo assim, ações como esta, em conjunto com a Secretaria de Educação, serão promovidas sistematicamente.
Deixe o seu comentário