O auditório do Tribunal do Júri de Nova Friburgo, no Fórum Rivaldo Pereira Santos, se transformou na manhã do último sábado, 12, numa grande sala de aula. Alunos das duas faculdades de direito da cidade e profissionais da área compareceram em grande número para assistir a palestra promovida pelo III Núcleo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), dirigido pelo juiz criminal Ronaldo Leite Pedrosa, e que teve como tema “Prisões e garantias: uma combinação possível?”.
Para a grande aula foram convidados dois advogados que militam na área: Leonardo Costa de Paula, formado em direito pela Universidade Candido Mendes (RJ), com especialização em direito rrocessual penal e docência do ensino superior, professor de metodologia da pesquisa jurídica da Ucam, mestrando da Universidade Estácio de Sá; e o advogado baiano Rosberg de Souza Crozara, formado pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, na Bahia, onde se graduou em ciências sociais aplicadas e direito, com especialização em ciências criminais e mestrado na Estácio de Sá.
O diretor do núcleo local da Emerj, juiz Ronaldo Leite Pedrosa, fez a abertura do evento e passou a palavra ao primeiro palestrante, Leonardo Costa de Paula, que falou sobre A função garantidora do devido processo legal no âmbito do processo penal. Em seguida, o palestrante Rosberg de Souza Crozara discorreu sobre Teoria geral das prisões cautelares e o STF. Ele contou histórias reais de clientes do escritório em que trabalha, na Bahia, e falou sobre os abusos da Polícia Federal em algumas de suas megaoperacões, em que a mídia sempre aparece dando destaque às investigações mesmo antes dos advogados tomarem ciência do conteúdo existente nos processos.
Após breve intervalo foram abertos debates entre alunos e profissionais inscritos, ampliando ainda mais os temas discutidos, com total interação entre a plateia e os palestrantes, que reverenciaram o juiz Ronaldo Leite Pedrosa como mestre.
Deixe o seu comentário