Primeiro dia de vacinação contra a gripe tem baixa procura em Friburgo

Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de vacinar cerca de 37 mil pessoas do público-alvo até maio
quarta-feira, 10 de abril de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O posto do Suspiro vazio na manhã desta quarta (Foto: Henrique Pinheiro)
O posto do Suspiro vazio na manhã desta quarta (Foto: Henrique Pinheiro)

Foi baixa a procura pela vacina contra a gripe no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, nesta quarta-feira, 10, primeiro dia da campanha nacional de imunização contra o vírus que transmite a doença, o Influenza. A primeira etapa da vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e gestantes. Até o fim de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo tem a meta de vacinar cerca de 37 mil pessoas, 90% do público-alvo.

A vacinação para gestantes e crianças vai até o dia 18. Já a imunização dos demais grupos acontecerá do dia 24 deste mês a 31 maio: puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. Também serão imunizados adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. A vacina também será ofertada aos professores das escolas públicas e privadas.

Em Friburgo, no ano passado, foram imunizadas 38.986 pessoas, o que representa 93% do público-alvo. O município, contudo, contabilizou uma baixa adesão de gestantes e crianças na última campanha. Este ano, vacina está disponível em quatro postos de saúde, o Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, o maior da cidade; o Tunney Kassuga, em Olaria; e o Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Todos os três oferecem a dose de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A imunização também é realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h. A UBS Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira não está oferecendo as doses porque está em obras de reforma.

Infecção viral

A gripe é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias e à morte. A doença pode afetar pessoas em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco – que são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos.

A gripe pode ser causada por quatro tipos do vírus influenza: H1N1 e H3N2 e Yamagata e Victoria. Como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente e, por isso, é importante se vacinar contra a gripe todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Existem dois tipos de vacinas contra a gripe: a trivalente, que protege contra três tipos do vírus, e a tetravalente, que protege contra os quatro. A trivalente é disponibilizada nos postos de saúde públicos. Já a tetravalente, na rede privada.  

No dia 4 de maio, um sábado, acontecerá o Dia D de Combate ao Vírus Influenza em todo o estado. A meta da Secretaria estadual de Saúde é vacinar 4,8 milhões de pessoas e alcançar 90% do público-alvo em 1.845 postos de saúde. Pelo menos 14 mil profissionais de saúde serão mobilizados nos 92 municípios fluminenses. No ano passado, a cobertura atingida pela campanha foi de 77,99% do público-alvo. Foram notificados 233 casos de Influenza, com 30 óbitos, no estado. Este ano, não ocorreu nenhuma notificação da doença no Rio de Janeiro.

“A vacina contra a Influenza é uma das medidas mais efetivas de prevenção em relação à doença e suas complicações”, garante o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. Estudos demonstram que a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. A vacinação reforça o sistema imunológico da pessoa, constituindo-se num importante instrumento de prevenção contra a doença.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade