Primeiro dia de desfiles de blocos em Nova Friburgo tem queima de fogos

Ação é proibida por lei, mas não impediu grupo de soltar fogos de efeitos sonoro e luminosos
sábado, 02 de março de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Primeiro dia de desfiles de blocos em Nova Friburgo tem queima de fogos

Em Nova Friburgo, a lei municipal 4.561/2017 proíbe a soltura  de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam poluição sonora. Por conta da determinação, já a alguns anos não é realizada na cidade nem mesmo a tradicional queima de fogos no Ano Novo. Mas a medida pode ter sido descumprida por um bloco carnavalesco, previsto para desfilar na noite de nesta sexta-feira, 1º, pela Alberto Braune.

As explosões tiveram lugar na altura das ruas Leuenroth e Moisés Amélio, próximo a sede da Prefeitura. No momento, entrava na avenida o Blocão do Rastafare, agremiação tradicional do carnaval friburguense e que era a última a se apresentar. Apesar de estar marcado para às 23h, o desfile do Rastafare começou uma hora mais tarde. Mesmo tendo como tradição o anúncio do seu ingresso na avenida com a queima de fogos, como visto em anos anteriores em 2018 inclusive, é precipitado deduzir que os fogos partiram da diretoria do bloco sem uma investigação ou abertura de processo.

A queima de fogos ocorreu no início da madrugada de sábado, 2, por volta das 0h10, e não durou 10 minutos. Mas as explosões, com seus efeitos luminosos, estouros e estampidos, puderam ser vistas e ouvidas de longe. Nas redes sociais, o caso já vem ganhando grande repercussão, com muita gente postando e compartilhando fotos do momento e mensagens, grande parte delas repudiando a iniciativa.

Pela lei, a proibição se aplica a todo o município, tanto para áreas públicas e privadas, sendo os responsáveis passíveis de punições, mesmo sendo eles organizações sociais, instituições e pessoas detentoras de função pública, civil ou militar. A punição com multas está regulamentada pelo decreto 329/ 2018. Procurada, a Prefeitura informou que está apurando os fatos para que os autores sejam identificados e punidos. A administração municipal ainda declarou que que “é radicalmente contra o disparo de fogos de artifício com efeito sonoro, conforme já prevê a lei regulamentada no ano passado”.

A Voz da Serra também tentou falar por telefone com os responsáveis pelo Blocão do Rastafare, mas até o momento não conseguiu contato.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade